1.7.16

Almôndegas asiáticas de frango (versão rápida)

Almôndegas asiáticas

Viajar no prato é um privilégio ao alcance dos que não conseguem ficar quietos e sonham acordados com novos lugares, aromas nunca sentidos e sabores de outras paragens. Quando o desejo é partir para Oriente e na direcção do sol nascente nada como puxar de dois ou três temperos e seguir à aventura.

Esta semana foi a vontade de explorar as combinações vietnamesas que prevaleceu. Sem muito tempo, o desejo de uma tigela de noodles de arroz, vegetais crús, pickles rápidos e almôndegas com coentros e gengibre fala mais alto. O prato original bun cha, que serve aqui de inspiração, usa carne de porco mas a versão de hoje é feita com aves na Actifry.

Almôndegas asiáticas

O segredo desta receita começa a ser desvendado quando se ignora o elevado número de ingredientes. Na verdade, todos os procedimentos são rápidos e pode deixar-se organizado o jantar (fazendo os pickles previamente) para depois apenas moldar as almôndegas, hidratar os noodles e servir as tigelas com os vegetais crús.

Tradicionalmente este é um prato servido à temperatura ambiente e que todos gostam. Ou não fosse o molho um apelo irresistível ao lado doce de cada um e a conquista de um sabor intenso que combina na perfeição com a massa de arroz e o crocante da alface e a textura dos pickles. Pode polvilhar-se com amendoins torrados para extra "crunch" e malagueta para os amantes do picante.

Almôndegas asiáticas



Almôndegas asiáticas de frango

serve 4

400 g peito de frango, picado
2 dentes de alho, picadinhos
1 cm de gengibre, descascado
2 colheres (chá) raspa de limão
2 colheres (sopa) coentros picados
2 colheres (chá) molho de peixe

1 colher Actifry de óleo de amendoim
sal e pimenta preta moída na altura

para o molho:
2 colheres (sopa) mel (líquido)
1 colher (sopa) molho de soja
2 colheres (chá) molho de peixe

Prepare as almôndegas: misture todos os ingredientes numa tigela e tempere com sal e pimenta preta moída na altura. Molde 18-20 almôndegas e reserve. Pincele a cuba da Actifry (sem a pá) com um pouco do óleo de amendoim e disponha as almôndegas a toda a volta. Regue com o restante óleo e programe 8 minutos.

Faça o molho: combine todos os ingredientes numa tigela e reserve.

No final dos 8 minutos, abra com cuidado a Actifry, coloque a pá e programe 5 minutos. Em seguida, deite o molho sobre as almôndegas e marque 1 minuto.

Sirva com massa de arroz, alface, pickles de cenoura e rabanete, cebola roxa e amendoins torrados (opcional).




1 comentário:

  1. Essas almondegas fizeram me ficar com fome.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/cogumelos-salteados-com-chourico.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!