22.7.16

Queques de chocolate branco e groselhas para um agradecimento

Queques de chocolate branco

Olho uma e outra vez o ecrã branco com o cursor a piscar. Tenho sempre um conselho na ponta da língua para quando alguém não sabe por onde começar. Na falta de melhor opinião, o início costuma ser um bom sítio. Comecemos então algures numa Primavera distante que não houve.

Os últimos meses têm sido pródigos em emoções, viagens e longas horas de trabalho. Entre os desafios de todos os dias, eis que surge algum que parece escapar da mão e nos deixa de coração apertado. O membro da família com quatro patas, dezasseis anos e apenas um olho ficou muito doente. Foram manhãs, tardes e noites a gerir o coração e a razão, com o primeiro a ganhar em todas as frentes.

Queques de chocolate branco Queques de chocolate branco

Agora que o céu parece um pouco mais azul, relembro a primeira receita que publiquei aqui. Muffins de mirtilos e a aparição travessa de uma então ainda jovem fera. Porque parece certo na ordem incompreensível do universo, são queques que saem do forno para agradecer a quem dela cuidou nestes tempos difíceis, sempre com um sorriso e muita esperança.

Desta feita, a combinação clássica de chocolate branco e frutos vermelhos fez-se em bolinhos para pequenos-almoços ou lanches tardios. Devem ser consumidos com moderação por gulosos e deixados de lado por quem acha que chocolate de cor branca não o é de facto. Fazem-se num abrir e fechar de olhos e são (foram) devorados num ápice!

Queques de chocolate branco



Queques de chocolate branco e groselhas

faz 9-12, dependendo do tamanho

1 ovo grande
180 ml leite
180 g farinha peneirada
1 colher (chá) fermento em pó
65g açúcar amarelo
35 g amêndoa em palitos
75 g groselhas (só as bagas)
100 g chocolate branco, picado
80 g manteiga derretida e arrefecida ligeiramente
raspa de 1 limão pequeno

açúcar em pó, para servir (opcional)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare um tabuleiro para queques, pincelado com manteiga e polvilhado com farinha ou utilize formas de papel.

Bata o ovo com o leite e reserve. Numa tigela misture o açúcar, o chocolate branco, a amêndoa, a farinha (peneirada) e o fermento em pó e mexa. Deite os líquidos e a manteiga no centro da mistura de ingredientes sólidos. Envolva, sem bater. Deite a massa nas formas até encher 1/3 da capacidade. Distribua as groselhas e verta a restante massa sobre estas. Leve ao forno durante 15-18 minutos ou até os queques estarem cozidos.

Sirva polvilhados com açúcar em pó (opcional).

6 comentários:

  1. Olá boa tarde, estão com um aspecto maravilhoso, será que posso substituir as groselhas por mirtilos? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Francisco,

      Pode substituir por qualquer fruto "vermelho" lembrando apenas que devem ter alguma acidez e não serem muito maduros. Mirtilos, framboesas, morangos (cortados ao meio) ou amoras são boas opções- :)

      Eliminar
  2. Suzana, espero que a tua fera esteja bem... é tão parecida com o meu! Sei muito bem como ficamos quando esses patudos adoecem.
    Os muffins, esses, estão uma tentação, com uma combinação de sabores maravilhosa do tal chocolate que não é e essas bagas ácidas que eu adoro!
    Beijinhos, querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Maria João! A Matilde tem insuficiência renal crónica que agora está mais compensada com os tratamentos. ;)

      Eliminar
  3. Olá Suzana, espero que a tua cadelinha esteja melhor, bem sei o sofrimento e angústia de os ver doentes, e acompanho diariamente estas histórias e sentires.
    Os muffins uma maravilha de doçura.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Espero que a minha amiguinha esteja melhor. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!