4.7.16

Uma cozinha de inspiração mediterrânica no Saldanha Mar

Saldanha Mar, Lisboa

Os apetites que nos levam até um restaurante fazem-se de vontades específicas, centradas num ou noutro prato, ou da procura de sabores mais ou menos tradicionais. Hoje apetece-me trazer o mar para a mesa. Já os carnívoros de serviço querem no prato tudo o que a terra lhes pode oferecer. Entre um e o outro fica uma infinidade de possibilidades, sempre guiadas por memórias familiares ou cheiros nunca esquecidos. No Saldanha Mar, a chef Paula Carção comanda uma cozinha onde a tradição da gastronomia portuguesa se alia a um enorme respeito pelos produtos nacionais.

O restaurante, integrado no Hotel DoubleTree by Hilton muito perto do Saldanha, abre-se à sua geografia e aproveita a proximidade do Mercado 31 de Janeiro para ter acesso ao peixe que se assume como um pilar essencial da sua carta. É possível encontrar diversas variedades na grelha mas à sexta-feira que o prato do dia reúne em si a essência do mar português: é dia de uma deliciosa massada de peixe e marisco, homenagem da chef ao escritor e crítico gastronómico José Quitério.

Saldanha Mar, Lisboa  Saldanha Mar, Lisboa Saldanha Mar, Lisboa



Pela porta, que dá para a rua sem entrar no hotel, chega-se a um espaço amplo e luminoso onde imperam as cores claras. Na mesa grande que recebe grupos maiores sentamo-nos à conversa enquanto as entradas tomam o seu lugar. Da salada com queijo de cabra gratinado e compota de figo ao salmão fumado com tomate confitado e vinagrete de lima, há um conjunto de combinações bem conseguidas. Num novo piscar de olho aos apreciadores das carnes, a tábua de queijos apresenta o típico salpicão de porco de Trás-os-Montes e uma mostarda de ananás que faz as delícias de todos.

Já no capítulo dos pratos principais, se o peixe tem pergaminhos no Saldanha Mar, a carne não lhe fica atrás. As costeletas de porco Bísaro na grelha e o bife Angus fazem as honras da casa e são servidos no ponto certo, com um acompanhamento à medida de cada um: as batatas fritas podem ser substituídas por bróculos ou óptimos legumes grelhados ou combinar os dois num prato cheio de cor. Depois é só ver o ar satisfeito dos carnívoros e de todos os fãs de um bom bife.

Saldanha Mar, Lisboa Saldanha Mar, Lisboa

A tempo da sobremesa, uma curiosa sardinha doce com fruta laminada mostra o gosto da chef Paula Carção pela doçaria conventual. A combinação de ovos moles com o ananás fresco é uma excelente surpresa e a forma mais que perfeita de terminar uma refeição. Mas Saldanha Mar volta a puxar dos seus galões com o cookie ice-cream e o cheirinho de bolachas caseiras ainda quentes surge à boleia de duas bolas de gelado (de figo e limão). Imagem de marca dos hotéis DoubleTree by Hilton é receber os clientes com cookies de chocolate, chocolate branco e noz aquando do check-in, o que faz do aroma uma espécie de retorno a casa com umas boas-vindas sempre especiais.

Saldanha Mar, Lisboa

Saldanha Mar, DoubleTree by Hilton Lisbon - Fontana Park
Rua Engenheiro Vieira da Silva, 2
1050-105 Lisboa