4.11.16

Scones de aveia e chocolate

Scones de aveia e chocolate

Dos dias em que tudo parece juntar-se para fazer da vida um lugar mais difícil, há sempre um refúgio seguro. Para alguns vem em forma de quadrados de chocolate, para outros bebe-se dum copo ou de uma chávena e ainda há os que encontram redenção numa fatia de pão com manteiga. Com o fim-de-semana à vista, fazem-se planos para dias de trabalho com muita escrita e reúnem-se munições para tardes longas. As infindáveis chávenas de chá estão convocadas e as refeições acontecem ao sabor de pratos rápidos, ao som de uma playlist em repeat.

No caso de haver alguma urgência de última hora, fazemos scones. Panaceia para grandes males e remédio para mentes cansadas e espíritos em desespero. Nunca falha. Quentinhos, acabados de fazer, nada bate scones com manteiga a derreter e compota de fruta.

Scones de aveia e chocolate

A receita de hoje tem tudo a que temos direito: cereais, chocolate e muito amor. Fáceis de fazer, requerem pouco manuseamento e quase zero atenção. Estes são feitos na Actifry e estão prontos num abrir e fechar de olhos. Podem ser reaquecidos, se necessário, mas a experiência diz que não sobrarão.

Uma combinação de flocos de aveia e pepitas de chocolate negro é sempre uma aposta ganha. Da aveia fica a textura interessante e o chocolate torna os scones mais bonitos e faz feliz quem os come. À boleia de um chá de lúcia-lima, comemos os nossos com iogurte grego e compota de pêra e cenoura. Juntem-se a nós!

Scones de aveia e chocolate Scones de aveia e chocolate



Scones de aveia e chocolate

rende 8-10 scones

225 g farinha
1/2 colher (chá) fermento em pó
2 colheres (sopa) flocos de aveia
1 colher (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) manteiga (fria), em cubos
120 ml leite frio
2 colheres (sopa) pepitas de chocolate negro (ou chocolate picado)

óleo para pincelar

Peneire a farinha e o fermento em pó para uma tigela. Junte o açúcar e os flocos de aveia. Adicione a manteiga e rapidamente misture com a ponta dos dedos. Deite as pepitas. Com uma faca misture o leite, até a massa ligar. Sobre uma superfície enfarinhada, junte a massa com as mãos, apenas até agregar. Corte os scones com um cortante ou um copo passado por farinha.

Pincele a cuba da Actifry com um pouco de óleo. Disponha os scones na cuba e programe 12 minutos. Verifique se estão cozidos e caso seja necessário programe mais 3 minutos.

Sirva com iogurte grego e compota.