18.1.17

Ovos (com feijão branco e pimento vermelho)

Ovos com feijão branco e pimento

Sem resoluções, nem promessas, começa o ano. Mais do mesmo ou a vontade de comer o mundo. Sempre mais, com mais determinação, mais daquela curiosidade que não deixa sossegar a alma e se transforma em fome de viver. Apetece-me dizer como Albert Camus: em pleno Inverno, descobri em mim um Verão invencível. Não é das estações que o poeta fala e eu não consigo deixar de pensar que o frio que faz lá fora só muda tudo ao meu redor se eu quiser. Se não há sol, que se crie um no prato. Se chove, que haja abrigo à mesa.

De volta à cozinha e às rotinas, a conversa repete-se de vez em quando. Não contamos almoçar em casa e de repente a vida muda-nos os planos. Inventa-se em minutos o que a despensa e o frigorífico oferecem e a barriga pede. A escolha cai muitas vezes nos ovos e é invariavelmente vegetariana, colorida e bem disposta.

a ver o mar Ovos com feijão branco e pimento

Ao longo dos últimos meses tenho feito da minha Actifry panaceia para todos os males, seja a falta de tempo ou a intenção de cozinhar com menos gordura. Os resultados têm sido quase sempre um sucesso e volto a utilizá-la uma e outra vez, seja na granola (quase) semanal, nos desejos repetidos de scones ou na necessidade (permanente) de guardar o Verão soba a forma de um prato de ratatouille.

A receita de hoje faz-se de feijão branco estufado com pimentos vermelhos e ovos abertos, num piscar de olho aos muitos pratos do género que fazem parte das mesas de outras cozinhas. Para finalizar, salsa e requeijão esfarelado e pão, que é imprescindível para a gema a escorrer. Talvez seja um prato mais comum nos pequenos-almoços para valentes mas pelo meio-dia e em jeito de almoço não fica nada mal.

Ovos com feijão branco e pimento



Ovos (com feijão branco e pimento vermelho)
  
serve 2-4, como refeição ou como acompanhamento

4 ovos
200 g feijão branco
1 cebola grande, cortada em meias-luas
2 dentes de alho, picadinhos
1 pimento vermelho grande, em cubos
4 colheres (sopa) polpa de tomate
200 ml de água
1/2 colher (chá) cominhos moídos
1/2 colher (chá) paprica
1 colher (chá) orégãos secos
sal e pimenta preta moída na altura
1 colher Actifry de azeite

salsa picada, para servir
requeijão esfarelado, para servir (opcional)

Coloque a cebola e metade do azeite na cuba da Actifry, com a pá. Programe 3 minutos. Junte o pimento e programe 2 minutos. Adicione o alho, o feijão branco, a polpa de tomate, os temperos e a água. Verta o restante azeite e programe 5 minutos. Vindo este tempo, tempere com sal e pimenta moída na altura. Com a ajuda de uma pega, retire com cuidado a pá. Use uma espátula para criar 4 espaços para os ovos e distribua. Retorne a cuba e programe 3 minutos. Pode retirar e servir os ovos que já estejam prontos e se algum não estiver cozinhado, acrescente 1-2 minutos.

Para servir, polvilhe com a salsa picada e o requeijão esfarelado (se usar).