13.2.17

Bolo de laranja e azeite (com chantilly de coco)

Bolo de laranja molhado

Diz-se que as gargalhadas, a boa comida e a companhia perfeita tornam irrelevantes questões de logística e qualquer probabilidade de chuva. Ainda que não se aconselhe esquecer o chapéu ou o cachecol, por esta vez deixemos para trás o tempo que faz e uma segunda-feira que promete ser difícil. Foquemo-nos no que importa, na única coisa que interessa, na garantia que o frio e as dificuldades ficarão mais suportáveis. Atentemos ao bolo.

Não há fim-de-semana sem bolo cá em casa. Se por qualquer razão se alteram rotinas e não se liga o forno, a semana que se segue sofre irremediavelmente com o espaço vazio na bancada da cozinha e na barriga de quem procura conforto. O bolo semanal é panaceia para todos os males e afoga mágoas com a mais simples chávena de chá. É uma espécie de antidepressivo caseiro. E se a adição não pode ser evitada, pelo menos é fácil e barato.

cardos Bolo de laranja molhado

Esta é uma receita amiga dos citrinos que são apanágio da estação. As laranjas e o azeite, ingredientes perfeitos em conjunto, para um bolo que se faz em dois tempos. Usa o sumo e a raspa e não tem lactose. Para servir de sobremesa ao almoço de Domingo, fica supimpa com uma colhereada generosa de chantilly de coco. As sobras aguentam-se durante 5 dias num recipiente fechado, assim os gulosos permitam.

Boa semana!



Bolo de laranja e azeite

faz um bolo médio, em forma de "bolo inglês"

3 ovos grandes, separados
100 ml azeite virgem extra (de preferência, frutado) + extra para a forma
125 ml sumo de laranja, acabado de espremer
160 g açúcar amarelo
raspa de 1 laranja grande
150 g farinha sem fermento, peneirada + extra para a forma
1 pitada de sal
1 colher (chá) fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele uma forma de "bolo inglês" (ou semelhante) com azeite e polvilhe com a farinha.

Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara. Adicione o azeite, aos poucos, batendo sempre. Junte o sumo e a raspa de laranja e mexa. Acrescente a a farinha, o fermento e o sal e bata até a mistura estar homogénea. Bata as claras em castelo e envolva cuidadosamente. Deite a massa na forma e leve ao forno durante 35-40 minutos ou até o bolo estar cozido (se necessário cubra com papel de alumínio no final da cozedura para não queimar). Deixe na forma por 10 minutos e desenforme para um prato.

para o chantilly de coco:

1 lata de leite de coco cm alto teor de gordura (uso o tailandês para sobremesas)
50 g açúcar em pó

Coloque a lata de leite de coco no frigorífico na noite anterior, sem agitar a lata para garantir a separação do creme e do líquido.

Use uma saladeira de metal, previamente colocada no frio por 10 minutos. Retire a parte sólida da lata*, bata ligeiramente e incorpore o açúcar batendo durante 1 minuto.

Sirva o bolo frio, com uma colherada de chantilly de coco e raspa de laranja.

* use o líquido para batidos.

2 comentários:

  1. É mesmo isso, semana que arranque com o prato do bolo vazio não vai ter a mesma graça.
    Andamos no mesmo vibe aromático, laranja, laranja, laranja! :D
    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  2. Que delícia! Esse chantilly deve ser óptimo! :)
    Que excelente combinação!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!