2.3.17

Lombinho chinês, fácil e no ponto

Lombinho chinês

A falta de tempo está sempre na ordem do dia e é argumento para muito do que deixamos de fazer. Mas cozinhar requer apenas organização, alguns minutos e a ajuda preciosa da tecnologia. Na minha cozinha entra de vez enquando um novo ajudante que se torna indispensável por fazer dos dias lugares mais simples. Desde o início do ano, o meu novo grelhador OptiGrill assumiu lugar de destaque e tem tornado os nossos almoços mais calmos e descontraídos.

A ganhar ficou o carnívoro de serviço que se tornou fã da carne no ponto, independentemente do tipo de prato, já que o sensor de espessura assegura a confecção escolhida (mal, médio ou bem passada) à temperatura ideal e a carne sai na perfeição. A minha predilecção por legumes não ficou esquecida e o OptiGrill tem-me permitido fazer pratos vegetarianos ou com queijo. Tenho ainda de aventurar-me nas frutas e nas massas, nas sandes e no peixe e habituar-me ao sinal sonoro e às diferentes cores do indicador luminoso. Os nossos almoços prometem!

Optigrill, o novo ajudante

A receita de hoje faz uso de um corte de carne que raramente cozinho. O lombinho de porco pede um tempero que puxe os sabores e uma confecção num ponto médio, para não secar. Aqui são os aromas da cozinha chinesa que fazem as honras da casa, com o molho de soja, o mel, o molho de ostra e o vinho de arroz chinês a darem uma ajuda ao meu sempre adorado gengibre. Porque a marinada tem açúcares, a carne vai caramelizar. O molho reduzido acrescenta sabor depois de fatiado o lombinho e não requer mais que arroz branco e brócolos como acompanhamento.

Da inspiração asiática à mesa não demora mais de meia-hora, com a devida preparação e apenas um pouco de planeamento. Fácil e no ponto, enquanto a carne cozinha, faz-se o arroz e os vegetais (que podem ser cozidos ao vapor), reduz-se o molho, fatia-se o cebolo e já está.

Lombinho chinês Lombinho chinês



Lombinho chinês no OptiGrill

serve 2

1 lombinho de porco (com 3 cm de espessura)

para a marinada: 2 colheres (sopa) molho de soja
1 colher (sopa) mel
1 colher (sopa) açúcar mascavado granulado
1 colher (sopa) molho de ostra*
1 colher (sopa) vinho de arroz chinês Shaoxing**
1 cm gengibre fresco, descascado e em fatias finas

1 colher (chá) óleo de amendoim
1 cebolo, em fatias

Misture todos os ingredientes da marinada num saco de congelação e coloque o lombinho. Feche e mexa para envolver. Guarde no frigorífico de um dia para o outro (ou no mínimo 2 horas). Deixe adquirir a temperatura ambiente antes de cozinhar.

Retire o lombinho da marinada, escorra e seque com papel de cozinha. Seleccione o programa "Salsicha / Porco" e pressione OK. Aguarde pelo pré-aquecimento. Pincele as placas com o óleo de amendoim. Quando a luz ficar fixa e emitir o sinal sonoro, coloque o lombinho na grelha e feche a tampa.

Deite a marinada num tacho pequeno, descarte as fatias de gengibre e leve a lume brando até engrossar. Verifique regularmente para não queimar.

Cozinhe a carne até que a luz mude para a cor vermelha. Transfira de imediato o lombo para uma tábua de cortar, pincele generosamente com o molho e cubra com uma folha de alumínio. Deixe repousar por 5 minutos antes de cortar.

Sirva com arroz branco, brócolos cozidos e o restante molho.

--

* o molho de ostra pode ser encontrado na secção de cozinha internacional ou nos supermercados asiáticos. Se não encontrar, não use.

** o vinho de arroz chinês Shaoxing pode ser substituído por vinho xerez ou Moscatel de Setúbal.