21.4.17

Espadarte e espargos grelhados (com molho de manteiga e soja)

Espadarte e espargos grelhados (com molho de manteiga e soja)

Comida rápida para dias corridos e um prato cheio de cor? A resposta é dada por quem se recusa a não comer bem mesmo quando o tempo não abunda e a mente está ocupada noutros assuntos. De volta às rotinas depois da Páscoa é no planeamento semanal que colocamos as energias com uma passagem pelo mercado e pela peixaria. Rosa, verde e amarelo para a combinação ganhadora.

A busca da refeição perfeita para esses momentos que se repetem a cada semana passa quase sempre por ingredientes que precisem de pouco manuseamento e que ficam prontos em pouco mais de meia-hora. Espargos e espadarte e está feita a combinação que se há-de transformar em almoço, à boleia de uma batata-doce esmagada.

Espadarte e espargos grelhados (com molho de manteiga e soja) Espadarte e espargos grelhados (com molho de manteiga e soja)

Na chegada a casa, saem os ingredientes do frio e tempera-se o peixe. É ao grelhador Optigrill que recorremos quando precisamos de celeridade e comida na mesa com rapidez. Do portefólio dos molhos que sempre resultam com grelhados, este de manteiga e soja (com um pouquinho de vinagre balsâmico) é garantia de sabor em segundos e demora literalmente 2 minutos a fazer. Depois é só grelhar os espargos e preparar o espadarte enquanto se terminam as batatas-doce. Para finalizar as sementes de sésamo que tornam tudo mais bonito.

São servidos?

Espadarte e espargos grelhados (com molho de manteiga e soja)



Espadarte e espargos grelhados (com soja e sésamo)

serve 4

4 bifes de espadarte (com 125 g cada um), de espessura igual
16 espargos, sem a parte dura

50 g manteiga, derretida
2 colheres (sopa) molho de soja
1 colher (sopa) vinagre balsâmico
flor de sal e pimenta preta moída na altura

1 colher (sopa) sementes de sésamo
1 limão, em quartos

Tempere os bifes de espadarte com sal dos dois lados. Reserve até cozinhar.

Ligue o Optigrill da Tefal, seleccione o nível 4 do modo Manual (Cor vermelha) e quando surgir a luz vermelha pressione OK. Aguarde pelo pré-aquecimento. Quando emitir um sinal sonoro, coloque os espargos na grelha e feche a tampa. Cozinhe por 3 a 5 minutos ou até que estejam bem marcados e macios.

Coloque a manteiga derretida num prato oval onde os espargos caibam sem dobrar. Adicione o molho de soja e o vinagre balsâmico e mexa. Quando os espargos estiverem grelhados retire-os com uma pinça para o prato e vire cada um para envolver o molho. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída na altura.

Volte a fechar o Optigrill, seleccione o programa "Peixe" e pressione "OK". Aguarde pelo pré-aquecimento. Pincele as placas com o óleo de girassol. Quando a luz ficar fixa e emitir o sinal sonoro, coloque o espadarte na grelha e feche a tampa. Cozinhe até que a luz indicadora tenha mudado para a cor laranja.

Distribua o peixe pelos pratos, coloque 4 espargos em cada um e regue com o molho. Polvilhe com as sementes de sésamo e sirva com batata-doce cozida ao vapor, grosseiramente esmagada ou inteira. Adicione um quarto de limão.