7.6.17

Como combinar vinho e comida (e uma mousse de vinho tinto)

Que vinho para um ceviche?

Que vinho escolher? A pergunta é feita de cada vez que temos de decidir o que servir em função do prato que será almoço ou jantar, celebração especial ou apenas parte do quotidiano. Alimentar o estômago passa também por dar à alma consolo e não há prato que não fique melhor acompanhado por um copo de vinho. É essa a premissa do desafio colocado à chef Mónica Pereira e que resulta em propostas de receitas para os vinhos Santos da Casa, disponíveis online numa plataforma que pode auxiliar quem procura o vinho e o prato certos para servir em conjunto.

Do branco para o tinto, se é peixe ou carne, recorremos aos princípios elementares de combinação. Depois surgem as dúvidas quando nos aventuramos por cozinhas ou sabores menos tradicionais. Nestes casos aumenta o risco e ajuda contar com a colaboração de quem sabe. E quando o prato é um ceviche de salmão com batata-doce?

Que vinho para um ceviche?

A resposta chega fresca num copo de branco feito a partir das castas Viosinho, Rabigato e Gouveio, com a chancela Santos da Casa Douro DOC. É o vinho a apelar à serenidade quando o prato se multiplica em sabores instensos, numa harmonia que pede sempre mais um copo! Com o vinho escolhido, chega a explicação de como confeccionar o prato, passo a passo, Mónica Pereira desvenda todos os segredos que fazem do ceviche uma receita ao alcance de todos. E perfeita para os dias de Verão que se avizinham.

Porque uma refeição não termina sem sobremesa, a proposta doce vem não apenas acompanhada de um vinho mas confeccionada com ele. A mousse de vinho tinto chama a atenção aos mais gulosos e a todos os curiosos na sala. Por mim quero de imediato saber a receita. O vinho escolhido também foi criado no Douro e faz da Touriga Franca, Touriga Nacional e Sousão a escolha do enólogo. Na taça o seu contributo para a mousse é discreto, para se afirmar na total plenitude quando se prova este tinto aromático e muito fácil de beber. A combinação remete para texturas que apelam às memórias de infância com sabores de adulto e tem muita graça.

Que vinho para um ceviche? Mousse de vinho tinto



Mousse de Vinto Tinto
Adaptado de uma receita da chef Mónica Pereira

1 lata de leite condensado (370g)
1/2 medida da lata de sumo de uva
1/2 medida da lata de vinho tinto Santos da Casa Douro Colheita
3 folhas de gelatina
1 saqueta de gelatina de groselha
400 ml de natas frescas

Bata as natas e reserve.

Coloque o sumo de uva ao lume.

Demolhe as folhas de gelatina em água fria. Escorra e leve-as ao microondas durante 30 segundos. Junte as folhas de gelatina e a gelatina de groselha ao sumo aquecido e mexa bem até estar tudo completamente dissolvido.

Retire do lume e disponha esse preparado numa taça grande ou em taças individuais. Junte então o leite condensado e o vinho. Envolva bem. Por fim, adicione as natas. Leve ao frigorífico.

Sirva com frutos vermelhos.