13.7.17

Hambúrgueres de quinoa e beterraba (com curgete grelhada)

Hambúrgueres de quinoa e beterraba (com curgete grelhada)

Querido Verão, que bom que chegaste. O melhor de ti vem sob a forma de frutas e legumes para comer gulosamente em dias de longas horas de sol que parecem não ter fim. Nada tem o sabor desses momentos. São taças cheias de cerejas e pêssegos, morangos e mirtilos, figos e ameixas e promessas de beijos de açúcar sem conta. São pratos repletos de tomate de todas as cores, beringelas e curgetes e molhos de cenouras e beterrabas num arco-íris de aromas. É inspiração viva para refeições vegetarianas em que toda a atenção é dada aos heróis da estação.

Sempre com os grelhados a servir de desculpa para almoços ou jantares coloridos e para dar resposta a desejos de hambúrgueres, a beterraba dá corpo e cor à quinoa e eis que pequenas bolas rosadas se transformam nos mais perfeitos bolinhos.

Hambúrgueres de quinoa e beterraba (com curgete grelhada) Hambúrgueres de quinoa e beterraba (com curgete grelhada)

Ligado o grelhador, as curgetes verdes e amarelas chegam-se à frente para um acompanhamento fácil e ao gosto de todos. Por esta vez, passamos as batatas fritas e ficamos encantados nas marcas exactas da grelha que trazem todo o sabor a fatias longitudinais temperadas com limão e manjericão. Depois é altura de tirar os hambúrgueres do frio e levá-los a cozinhar. Rápido e bonito, o prato que chega à mesa encerra mostra todas as cores do Verão, com a ajuda de uma salada de tomate.

Para vegetarianos convictos e carnívoros sem redenção, fica a sugestão de uma receita que trará sorrisos a todos e a certeza de uma refeição deliciosa. Boas férias!

Hambúrgueres de quinoa e beterraba (com curgete grelhada) Hambúrgueres de quinoa e beterraba (com curgete grelhada)



Hamburguéres de beterraba e quinoa (com curgete grelhada)

serve 4

100 g quinoa (branca ou vermelha)
2 beterrabas médias, cozidas
raspa de 1/2 limão
1 ovo, batido
1 cebola roxa pequena, picada
2 dentes de alho, picados finamente
2 colheres (sopa) avelãs torradas
2-3 colheres (sopa) flocos de aveia
1 colher (sopa) sumo de limão
sal e pimenta preta moída na altura

para o acompanhamento:
3-4 curgetes pequenas, verdes e amarelas, em fatias longitudinais com a mesma espessura
raspa de 1/2 limão
8 folhas de manjericão
2 colheres (sopa) azeite virgem extra
flor de sal

Lave bem a quinoa em água corrente (use um passador de rede fino). Coza em água com sal por 10 minutos ou de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e tempere generosamente com pimenta preta moída na altura, a raspa e sumo de limão. Rectifique o sal se necessário.

Numa picadora, reduza as avelãs a pó. Junte as beterrabas cozidas em bocados grandes e pulse 2-3 vezes para picar grosseiramente. Adicione a cebola e alho picados, o ovo e 2 colheres de sopa de flocos de aveia. Tempere com sal. Pulse brevemente para misturar todos os ingredientes. Se a mistura estiver mole, acrescente a restante aveia e misture novamente. Verta para a tigela com a quinoa (arrefecida) e mexa. Divida a mistura em 8 partes iguais e, com as mãos humedecidas, forme bolas achatadas (todas do mesmo tamanho). Coloque num prato e leve ao frio por 10 minutos.

Ligue o Optigrill + da Tefal, seleccione o nível 4 do modo Manual (Cor vermelha) e quando surgir a luz vermelha pressione OK. Aguarde pelo pré-aquecimento. Quando emitir um sinal sonoro, pincele ligeiramente as placas com azeite. Coloque as fatias de curgete na grelha e feche a tampa. Cozinhe por 4 a 5 minutos ou até que estejam grelhadas. Retire com uma pinça para uma tigela, tempere com flor de sal e regue com o azeite. Espalhe a raspa de limão e mexa. Disponha as folhas de manjericão por cima quando for para servir.

Volte a fechar o Optigrill + da Tefal e seleccione o nível 2 do modo Manual (Cor amarela). Quando surgir a cor amarela, pressione OK. Aguarde pelo sinal sonoro que marca o final do pré-aquecimento. Retire os hamburguéres do frio e cuidadosamente coloque 4 de cada vez no grelhador. Feche a tampa e cozinhe por 6-8 minutos ou até estarem bem marcados. Retire com a ajuda de uma espátula e repita a operação com os restantes.

Sirva com um pouco de maionese ao lado, a curgete grelhada e uma salada de tomate temperada com manjericão.