25.10.17

A Vida Virgem Extra, um elogio ao azeite e a mousse de chocolate mágica

a vida virgem extra, Cláudia Villax

Espero que este livro seja uma inspiração para descobrirem este maravilhoso alimento que tem acompanhado a própria história da evolução do homem ao longo dos séculos. Venham comigo conhecer a história, as características e as deliciosas e diferentes receitas que se podem criar com azeite!

As palavras de Cláudia Villax encerram a introdução de A Vida Virgem Extra, um livro bonito sobre o azeite e a simplicidade das coisas boas que nos aproximam da natureza e dos alimentos que nos fazem bem. São também um convite a descobrir o maravilhosos mundo do azeite e um desafio para consumidores mais informados e exigentes do chamado "ouro líquido". E porque é à mesa que nos encontramos, há receitas simples e originais como a tiborna (fruto do ritual de prova de azeite com pão) ou uma mousse de chocolate confeccionada com este ingrediente consagrado.

a vida virgem extra, Cláudia Villax a vida virgem extra, Cláudia Villax

Salada de tomate e abacate com granola de miso e molho cremoso


No início é a curiosidade que nos move. Com a Cláudia a paixão pela quinta em Marvão com as suas oliveiras milenares ajudou. Depois veio a necessidade de aprender tudo sobre o azeite quando se tornou possível produzir a sua própria marca Azeitona Verde, um azeite biológico feito a partir de azeitonas galega e cordovil. No livro A Vida Virgem Extra é esse acumulado de conhecimento que é partilhado no primeiro capítulo intitulado do olival onde se debate as características e qualidades do azeite, como alimento e como elemento historicamente associado também a rituais de beleza.

Do olival segue-se o caminho para a mesa, segundo acto do livro em que as receitas com azeite atravessam sugestões de molhos e aperitivos ou entradas para depois passar pelos pratos principais e chegar às sobremesas e bolos. Como é apanágio na sua abordagem à comida (que já vem de outros livros), a autora coloca a ênfase nos vegetais e frutos que são os actores principais de pratos onde surge com parcimónia o peixe e a carne. Se há um ensinamento máximo para uma vida ao natural é da necessidade de saber a proveniência dos alimentos e atestar a sua qualidade. Depois é só combiná-los de forma simples e deixá-los brilhar em pratos bonitos e coloridos.

a vida virgem extra, Cláudia Villax

[da esquerda para a direita, de cima para baixo]
Ceviche de salmão selvagem e abacate + Salada de maçã com amêndoas, quinoa frita em azeite e labneh // Shots de agrião e aipo + Dip de beringelas e pimentos assados com azeite // Gelado de banana e tahini

A apresentação d'A Vida Virgem Extra aconteceu no lugar especial que é A Sociedade, a oficina criativa gastronómica que preenche outro dos projectos de Cláudia Villax. Ambiente perfeito para aprender mais sobre azeite e provar algumas das receitas do livro, todas muito fáceis de fazer mas sempre com um twist ou um ingrediente diferente. Para não esquecer, a deliciosa salada de maçã com amêndoas, quinoa frita em azeite e labneh há-de ser feita uma e outra vez e repetida até mais não se poder. Mas a preferida da tarde foi a mousse de chocolate com laranja e azeite, uma espécie de céu na terra em versão compacta. Sendo a receita que encerra o livro (antes do muito útil glossário), a mistura de chocolate e azeite é também a metáfora perfeita para a vida virgem extra: profunda, serena e capaz de arrancar sorrisos.

a vida virgem extra, Cláudia Villax a vida virgem extra, Cláudia Villax

Para conhecer melhor os projectos da Cláudia, este vídeo abre a porta à quinta biológica Azeitona Verde e ao azeite ali produzido. É uma declaração de amor à terra e aos prazeres simples da mesa!

Quinta Biológica Azeitona Verde.