13.10.17

{ Sofitel Wine Days } Os vinhos Lima Mayer na mesa do AdLib

Sofitel Wine Days, chef Daniel Schlaipfer + vinhos Lima Mayer

Pode a mesa pedir melhor casamento que bons pratos, grandes vinhos e boa conversa? Combinações primorosas entre o que comemos e o que chega ao nosso copo é premissa para o Sofitel Wine Days e, este mês, no restaurante Ad Lib a cozinha delicada de Daniel Schlaipfer encontra a garrafeira de Thomaz Lima Mayer. Dessa justaposição de vontades e saberes nasce um jantar memorável em que a presença de ambos abre portas sobre a história dos vinhos e a razão de ser de cada prato. Já os frutos desta parceria são para quem, como nós, pode apreciar o diálogo entre o chef e o produtor e embracar numa viagem sensorial.

Tudo começa à chegada com boas-vindas sorridentes e muita compreensão com comensais atrasados como eu. Os vinhos Lima Mayer trazem a cor e os aromas do Alentejo e os pratos do chef Daniel Schlaipfer agregam a sua herança germânica, a influência francesa do seu percurso e uma enorme paixão pelos produtos portugueses. Na mesa, já de fôlego mais ou menos recuperado, espera-me uma experiência que desafia algumas das percepções mais comuns, desde a utilização conjunta de ingredientes usalmente distantes até à harmonização de tintos com peixe.

Sofitel Wine Days, chef Daniel Schlaipfer + vinhos Lima Mayer



A primeira entrada vem envolta em fumo e mistério, com uma campânula a ser retirada no momento em que o prato chega à mesa. São pequenas porções de Salmão marinado e fumado, molho de mostarda doce, abacate e rábano picante que povoam o prato num conjunto em tons de laranja e beige, pontuado de preto e verde. No copo esta paleta é replicada pela bonita cor salmão do Rosé Lima Mayer 2016, o único dos vinhos do enólogo Rui Reguinga que não é tinto. A ausência de brancos no portefólio da Lima Mayer é explicado pelas características do terroir. A Quinta de São Sebastião em Monforte apresenta especiais qualidades na produção de castas tintas como Syrah e Aragônes, usadas no vinho rosé de grande intensidade aromática e boa acidez que acompanha também a segunda entrada da noite: Foie Gras salteado, vinho do Porto, uvas e maçã é um piscar de olho aos encantos do Outono e a harmonização é bem conseguida.

Sofitel Wine Days, chef Daniel Schlaipfer + vinhos Lima Mayer Sofitel Wine Days, chef Daniel Schlaipfer + vinhos Lima Mayer

Enquanto a conversa flui, é servido o sabor a mar que vem sob a forma de Bacalhau confitado com compota de funcho e molho de beterraba (imagem em cima), combinação muito delicada de sabores onde as notas de funcho e beterraba são utilizadas com parcimónia. Para acompanhar o Lima Mayer Tinto 2013, um vinho onde a fruta está presente e se privilegia uma grande suavidade que casa perfeitamente com o prato. Explicados por Thomaz de Lima Mayer, os vinhos Lima Mayer assumem uma dimensão ainda mais presente pela componente afectiva e histórica que marca o seu percurso. E melhor que um bom prato e um bom vinho, só mesmo uma boa história! Mas o momento especial da noite estava ainda para vir. O Lombo de vitela branca, trufa preta, aipo e cogumelos selvagens (primeira imagem) harmonizado com o fabuloso Lima Mayer 2 Tintos 2013 é inesquecível. No prato, desenha-se uma paisagem que remete para a floresta e que ganha vida quando o vinho se junta à festa. Seleccionado a partir das castas Petit Verdot e Alicante Bouchet, nasce um vinho elegante e muito complexo, a apelar a palatos conhecedores, que é também para os menos entendidos uma promessa de descobertas mil.

De coração cheio, um Mil folhas para sobremesa vem selar esta excelente refeição da melhor maneira, com a aparente singeleza de uma técnica apurada e sabores clássicos apresentados de forma irrepreensível e servido com o mais perfeito quenelle de gelado de baunilha. Os eventos gastronómicos que promovem a harmonização com vinhos são um desafio aos sentidos e uma experiência feita de aprendizagens que deve ser valorizada. O Sofitel Wine Days decorre até ao final do mês e para quem está em Lisboa é rigorosamente a não perder.

Sofitel Wine Days, chef Daniel Schlaipfer + vinhos Lima Mayer

--
Sofitel Wine Days
Restaurante Ad Lib, até 31 de Outubro
50 € (inclui duas entradas, prato de carne, prato de peixe e sobremesa + selecção de vinhos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!