7.11.17

{ Atelier Nespresso } O brunch do chef Henrique Sá Pessoa

Atelier Nespresso, brunch by chef Henrique Sá Pessoa

Talento, mão firme e vontade de provar uma das muitas bebidas que juntam o café e o leite na mesma chávena - requisitos necessários para fazer de cada um, um verdadeiro barista. Na abertura da 2ª edição do Atelier Nespresso desfizeram-se todos os tábus, desvendaram-se os segredos e a técnica necessária para produzir lattes e cappuccinos, galões e meias de leite. Dos desenhos, desejos e de mais vontades, fica apenas a espuma fofa e cremosa a deixar bigodes brancos em quem a bebe.

A proposta do Atelier é simples: partilhar conhecimento, trazer pessoas para falar sobre assuntos relacionados com o café e cruzar caminhos com a gastronomia e as propostas de um chef convidado como aconteceu na 1ª edição. Com a manhã a dar lugar à tarde, cabe ao chef Henrique Sá Pessoa do restaurante Alma falar sobre as suas memórias de comida e traçar uma ideia de brunch com influências das diferentes cozinhas que marcaram o seu percurso, seguindo as novas tendências da cozinha saudável. As bebidas de café deixam por um momento o leite e tornam-se numa curiosa limonada de café que faz parte da sua infância e que remete para o famoso mazagran mas com um toque mais limonado e com menos café. De copo na mão, eis que chega um Tártaro de beterraba com trigo sarraceno e crème fraîche que é tão bonito como interessante em sabor e textura.

Atelier Nespresso, brunch by chef Henrique Sá Pessoa



E porque não há brunch sem scones, a proposta de Henrique Sá Pessoa são uns Scones de especiarias com queijo São Jorge, servidos com manteiga e compotas de abóbora e de tomate. Da categoria da comida de aconchego, estes scones são pequenos e estaladiços com a dose certa de queijo, para combinar com as compotas servidas. Já o elemento seguinte remete para a comida de hotel, pedida quando se chega tarde (ou cedo) e se precisa de matar a fome e o tempo. Os Sliders BLT bacon crispy, alface e tomate do chef são a sua versão das chamadas “BLT”, feitas com Bacon, Lettuce and Tomato.

O meu prato favorito da refeição chega discreto mas aromático, numa tigela quente: a Cocotte de ovo com abacate e gorgonzola é a homenagem de Henrique Sá Pessoa aos ovos. Cremoso na textura e forte em sabor colhe tantos aplausos como narizes torcidos, culpa do gorgonzola que não cai nas graças de todos.

Atelier Nespresso, brunch by chef Henrique Sá Pessoa Atelier Nespresso, brunch by chef Henrique Sá Pessoa Atelier Nespresso, brunch by chef Henrique Sá Pessoa

A última das propostas salgadas é um Prego de novilho maturado com maionese de miso e rúcula com o saboroso miso a ser responsável pelo carácter vincado do prego. Tanto a sandes como o prego são servidos em pequenas bolsas de papel de jornal que conferem interesse adicional, abrindo-se para descobrir o conteúdo e passando os olhos pelas "notícias".

Prontos para os doces, chega a hora de descobrir a adição confessa do chef a waffles e os segredos para as confeccionar na perfeição. As Waffles com banana e caramelo salgado são uma combinação infalível de fofo e estaladiço, com a banana a introduzir a componente de fruta no brunch. Para finalizar, um Bolo de café com crumble de chocolate servido com o delicoso Pastelinho de leite creme, boa companhia de um Limited Edition Nespresso BARISTA Corto. Da experiência fica a aprendizagem, sem muito talento da minha parte, das artes do bar e do serviço de café nas múltiplas versões com leite, em que dentro do possível "descobri a barista que há em mim"!

Atelier Nespresso, brunch by chef Henrique Sá Pessoa Atelier Nespresso, brunch by chef Henrique Sá Pessoa Atelier Nespresso, brunch by chef Henrique Sá Pessoa Atelier Nespresso, brunch by chef Henrique Sá Pessoa