1.11.17

Bolo de pêras, avelãs e chocolate para 10 anos de gourmets amadores

Bolo de pêra e chocolate

Uso as mãos abertas, contando os dedos um a um, para me certificar que não há engano. Dez. São dez anos de escritas e fotografias, refeições longas e rápidas, viagens para perto e longe, experiências únicas e aventuras repetidas uma e outra vez. O plural do nome escolhido é premonitório: levo uma década a arrastar a minha cara-metade para restaurantes e workshops, cozinhas e salões, mercados e museus, sempre em busca de comida. E ele lá vai, muitas vezes feliz, um dia ou outro com menos convicção, permanentemente com fome de saber e curiosidade sem fim.

Não me lembro quando tomei a decisão de começar o blog. Não foi uma acção pensada, nem ponderada. A blogosfera era uma criança e eu, que à data seguia alguns blogs, percebi que podia juntar os meus interesses no mesmo sítio: cozinhar e comer, fotografar e escrever. Nada me preparou para o que viria a seguir. Quis a sorte que encontrasse amigos para a vida, portas abertas para o que mais gosto de fazer e um respeito crescente por quem faz da gastronomia a sua razão de viver. Feliz é quem almoça a falar sobre o pequeno-almoço e a pensar no jantar!

bolochoceperas3 Pêras e mais pêras

Com o tempo os meus gostos e a minha cozinha também mudaram. Ainda tenho paixão pelo vinho mas já compreendo os encantos da cerveja. Tenho cada vez menos paciência para radicalismos e certezas absolutas. E se a minha curiosidade continua imensa, a minha preguiça também. Quero receitas simples e orientações claras. Quero tudo a que tenho direito e cada dia menos tempo para o conseguir. Gosto de conversar sobre comida, tanto ou mais do que comer. Vou feliz da vida ouvir quem tem coisas para dizer ou ensinar. Gosto de tascas e de restaurantes estrelados, de comida tradicional e de modernices, de pratos pequenos ou travessas grandes, de experiências uma-vez-na-vida e de gestos repetidos todos os dias. Quero o menú completo e não me interessam categorias. Não me peçam para escolher. Desde que seja bem pensado, bem confeccionado e feito com bons ingredientes, não preciso de mais.

Nestes dez anos o que se mantêm inalterado é o princípio de celebrar sempre as coisas boas. E se é dia de festa, há bolo. Tem açúcar e manteiga e farinha. Mas também tem fruta e frutos secos. Faz-se partilha na escrita de (mais) um capítulo feliz. Muito agradecida por me (nos) acompanharem!

Bolo de pêra e chocolate



Bolo de pêras, avelãs e chocolate

rende 6 fatias

3 ovos inteiros
85 g manteiga sem sal
150 g açúcar de côco
160 g farinha de trigo T55
20 g cacau em pó
1 colher (chá) fermento em pó
sumo de limão
3 pêras maduras
40 g avelãs, partidas ao meio
40 g chocolate (70% de cacau), picado

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare uma forma de 26 cm de diâmetro (preferencialmente de fundo amovível), pincelada com manteiga e polvilhada com farinha.

Descasque as pêras inteiras, mantenha o pé, corte ao meio e retire as sementes com uma colher. Regue com sumo de limão e reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Introduza um ovo de cada vez e bata bem entre cada adição. Peneire a farinha, o cacau e o fermento e, sem bater, envolva na massa.

Deite a massa na forma e alise. Distribua metade das avelãs e do chocolate picado sobre a massa. Disponha as pêras (com a parte cortada para cime) e polvilhe o chocolate e avelãs restantes. Leve ao forno por 25-30 minutos até estar cozido.

Polvilhe com açúcar em pó (opcional) e sirva com iogurte grego.