6.12.17

Grelhada mista vegetariana (com queijo halloumi)

Grelhada mista vegetariana

Um mês que começa e um ano que acaba. Restam-nos os dias mais atarefados, cheios de emoções e celebrações e também alguma correria. Almoços, jantares, encontros e desencontros de um Dezembro que se faz sempre de menos horas que as necessárias para o tanto que há a fazer (e comer).

Com o código de cores natalícias estabelecido, não se estranha que a mesa se vista em tons de verde e vermelho mesmo quando se trata apenas de alimentar o estômago e encher o prato de vegetais. Assim que o mês de todos os excessos começa a ganhar velocidade apetece cada vez mais intercalar as refeições de festa com outras mais simples e leves.

Grelhada mista vegetariana
Grelhada mista vegetariana

Nada que uma receita vegetariana com beringela, curgete e pimento vermelho não resolva, servindo de caminho para matar saudades dos grelhados de outras estações, à boleia do Optigrill + da Tefal. E ainda que seja dos vegetais o palco, é o queijo quase a derreter que arrebata corações. Perfeito para grelhar, o halloumi é um queijo cipriota com um ponto de fundição alto que serve o propósito de acompanhar os vegetais, todos servidos com um molho de tomate-cereja acabado de fazer.

São servidos?

Grelhada mista vegetariana



Grelhada mista vegetariana

serve 2, como refeição / 4, como acompanhamento

2 beringelas pequenas, cortadas longitudinalmente em 4
1 pimento vermelho médio, cortado ao meio
2 curgetes pequenas, em fatias de 1 cm
1 queijo halloumi (2o0 g), coratdo em fatias de igual espessura (1 cm)

para o molho:
250 g tomate cereja
1 colher (sopa) azeite virgem extra
1 dente de algo, picadinho
1 colher (chá) manjericão seco
1 colher (chá) vinagre balsâmico
pitada de açúcar
flor de sal e pimenta preta moída na altura

Para o molho, aqueça o azeite numa caçarola e junte o tomate (parta os maiores ao meio). Polvilhe com o manjericão seco e o alho picado. Deixe cozinhar em lume brando 5-7 minutos. Adicione o açúcar e o vinagre balsâmico e mexa. Cozinhe mais 2-3 minutos, até o molho reduzir um pouco. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída na altura. Reserve.

Ligue o Optigrill + da Tefal, seleccione o nível 3 do modo Manual (Cor laranja) e quando surgir a luz vermelha pressione OK. Aguarde pelo pré-aquecimento. Quando emitir um sinal sonoro, pincele ligeiramente as placas com azeite. Coloque as fatias de curgete, beringela e pimento na grelha e feche a tampa. Cozinhe por 4 a 5 minutos ou até que estejam grelhadas. Retire com uma pinça para uma tigela e tempere com flor de sal. Repita a operação. Finalize com o queijo. Feche a tampa. Cozinhe 2 a 3 minutos. Retire com uma espátula para a tigela e sirva de imediato, com o molho.

1 comentário:

  1. Não conheço esse queijo. Belíssima sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!