1.12.17

Requeijão natalício para uma entrada fácil

Requeijão de Natal

Bem-vindos a Dezembro. Verde, vermelho e muito branco no programa de um mês que nos há-de levar à Consoada, ao dia de Natal e ao novo ano. Em busca da serenidade prometida, é a antecipação do que aí vem, o planeamento das horas partilhadas com família e amigos que tornam a espera ainda mais deliciosa. Por cá, vivemos este tempo com mais calma que no passado mas a gula, literal e metafórica, continua igual. Entre listas e notas mentais fica a vontade de passar mais tempo a conversar e menos a cozinhar. E por isso este ano a palavra de ordem é simplicidade. De receitas, cartões, lembranças e decorações

Neste calendário do advento, sem janelas nem presentes, há apenas ideias para a época festiva. Umas de comer, outras de ler, algumas de usar e várias de beber, fica a promessa de compartilhar o caminho mais fácil e luminoso para um Natal simples e feliz. Vamos a isto?

Requeijão de Natal

A primeira ideia é para uma entradinha muito fácil. Requeijão com pimenta rosa e cebolinho e o melhor dos azeites virgem extra. Vermelho e verde sobre branco imaculado e uma camada de dourado e luz. Feito em dois minutos e posto na mesa para cada um se servir, só é preciso ter em mente que a textura do requeijão deve ser firme e o azeite escolhido ter personalidade. É aliás deste ingrediente que vem o potencial de sabor e o deve escolher-se um azeite virgem extra com algum picante e aromas vincados, como o Oliveira Ramos Premium que usámos nesta ocasião. Coincidência (ou talvez não) foi quando se regou o requeijão com o azeite que apareceu o sol e todos sorrimos.

Feliz Advento!

Requeijão de Natal




Requeijão com pimenta rosa e cebolinho

1 requeijão de textura firme (usei da Saloio)
2 colheres (chá) pimenta rosa
1 colher (sopa) cebolinho picado
2 colheres (sopa) azeite virgem extra, da melhor qualidade (usei Oliveira Ramos Premium)
flor de sal, para temperar

Coloque o requeijão no prato de servir. Tempere com a flor de sal e regue com o azeite. Polvilhe com a pimenta rosa e o cebolinho picado. Parta em fatias na mesa.

1 comentário:

  1. Vi a foto no teu post "foi assim 2017" e vim expreitar.
    Levo comigo para fazer amanhã.
    Depois conto-te como correu.

    Beijinhos e bom ano,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!