15.1.18

Sopa de cogumelos e funcho

Sopa de cogumelos e funcho caramelizado

Janeiro que chegas em festa e te transformas em trabalhos dobrados da noite para o dia. A cada ano que se inicia começamos 12 meses novinhos em folha sabendo dos desafios que o primeiro deles sempre nos reserva. Nada que não se faça com um sorriso, comida alheia e muita sopa. Quando o corpo pede clemência dos banquetes de Dezembro, a agenda nos tira da cozinha e continuamos a precisar de conforto, é tempo de pôr a panela ao lume e tirar as tigelas do armário. Janeiro é tempo de sopa cá em casa.

Cogumelos e funcho é uma combinação que faz uso dos sabores fortes dos primeiros e do anisado do segundo. O segredo é caramelizar o funcho e garantir os açúcares que equilibram as notas a terra dos cogumelos. Esta é uma sopa para o tempo frio e que conforta a alma dos esfomeados. Mesmo dos que não têm tempo para nada e já sonham com o resto do ano.

Bom apetite!

Sopa de cogumelos e funcho caramelizado



Sopa de cogumelos e funcho

serve 4

2 colheres (sopa) azeite
1 bolbo médio de funcho, fatiado
600 g cogumelos marron, em quartos, o alho e
2 dentes de alho, picadinhos
1 colher (sopa) farinha
150 ml vinho branco (seco)
800-900 ml caldo de vegetais (ou água)
2 ramos tomilho
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de manteiga
uma pitada de açúcar
flor de sal e pimenta preta moída na altura
1 colher (sopa) sumo de limão
salsa, para servir
topos verdes do funcho, opcional

Coloque o azeite numa panela e junte o funcho. Cozinhe 2-3 minutos e adicione uma pitada de açúcar, mexendo ocasionalmente. Acrescente a manteiga e os cogumelos e tempere com sal. Deixe cozinhar durante 10-12 minutos. Junte o alho e, em seguida, polvilhe a farinha e mexa bem. Adicione o vinho, o louro e o tomilho e deixe ferver 2 minutos. Deite o caldo, tape e cozinhe 15 minutos. Retire o louro e os paus de tomilho e reduza a creme com a varinha mágica. Rectifique o sal e a pimenta preta e adicione o sumo de limão. Sirva de imediato, com salsa e funcho verde.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!