30.3.18

Coroa de Páscoa (com citrinos e amêndoa)

Páscoa, um bolo e uma caça aos ovos

Começar de novo é o espírito destes dias. Renascer. A Páscoa faz-se de desejos de uma nova vida, do início de um tempo em que a natureza se reinventa e da promessa de oportunidades novinhas em folha para quem as quiser apanhar. Da festa religiosa ganha-se a narrativa, do coração recebe-se a esperança de um novo futuro.

Entre ovos, coelhinhos, amêndoas e chocolate, as referências da época parecem ensombrar outras tradições. Não vale esquecer os folares, as tranças e os (meus favoritos) bolos fintos. Se quiserem, há ainda as verdadeiras coroas trabalhadas de maneira a arrancar ainda mais sorrisos. Nada que desmoralize a receita de hoje, que não recebe lições de beleza ou sabor de nenhuma outra.

Páscoa, um bolo e uma caça aos ovos
Páscoa, um bolo e uma caça aos ovos
Páscoa, um bolo e uma caça aos ovos

A bem da verdade trata-se de um bolo. Lêvedo. Sem buraco. Chamar-lhe coroa é fazer uso abusivo da semântica. E contudo ao olhar para o seu ar altivo, encimada com amêndoas laminadas e coroada por um círculo perfeito de claras e açúcar, a cheirar a limão e laranja, nada parece mais ajustado. Havemos de cortar fatias grossas e barrá-las com lemon curd enquanto bebemos café. Desejamos que a vossa mesa seja da celebração do recomeço. Um que vos faça falta.

Boa Páscoa!

Páscoa, um bolo e uma caça aos ovos



Coroa de Páscoa
Adaptado de uma receita de Paul Hollywood, Bread

400 g farinha T65
1 colher (chá) sal (bem cheia)
2 colheres (sopa) açúcar branco
10 g fermento de padeiro seco
120 ml leite gordo
3 ovos + 2 gemas, batidos ligeiramente
100 g manteiga sem sal, cortada em cubos
+
raspa de 2 limões
raspa de 1 laranja
150 g amêndoas laminadas torradas
150g arandos secos
sumo de ½ limão

para a cobertura:
2 claras de ovo
25 g açúcar
25 g amêndoas raladas
+
50 g amêndoas laminadas
açúcar, para polvilhar

Para fazer a massa, misture a farinha, sal, açúcar, fermento, leite, ovos e manteiga numa batedeira equipada com um gancho de massa. Misture a velocidade lenta por três minutos e, em seguida, coloque e velocidade média cinco minutos para amassar (ou até obter uma massa macia). Verta a massa para uma tigela untada com óleo e tape. Deixe levedar 60 minutos.

Unte uma forma de 23 cm de diâmetro com manteiga. Misture a raspa dos limões e da laranja, as amêndoas torradas e o sumo de limão numa tigela. Use as mãos para envolver esta mistura na massa. Forme uma bola e coloque na forma. Ponha dentro de um saco de plástico e deixe levedar 3 horas ou até a massa encher a forma.

Pré-aqueça o forno a 200ºC e coza a coroa na prateleira do meio durante 20 minutos.

Para a cobertura, misture as claras, o açúcar e as amêndoas moídas para fazer uma pasta numa tigela. Ao fim dos 20 minutos, retire a coroa do forno e espalhe a pasta por cima. Polvilhe com as amêndoas laminadas e um pouco de açúcar. Reduza a temperatura do forno para 180ºC e volte a colocar a coroa no forno por mais 20 minutos. Se começar a ficar demasiado dourada, cubra-a com papel de alumínio. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente na forma 10 minutos. Com uma faca solte as paredes laterais, retire a coroa da forma e coloque sobre uma grelha para arrefecer totalmente.

Sirva com lemon curd.

Páscoa, um bolo e uma caça aos ovos