30.4.18

Bacalhau fresco escalfado com cuscuz de favas e pistácios

Bacalhau fresco escalfado com cuscuz de favas e pistácios

Já experimentaram bacalhau fresco? A pergunta em jeito de provocação acompanha o convite para jantar e a resposta não se faz esperar. Ainda que o fiel amigo faça parte da cozinha portuguesa desde sempre, o bacalhau fresco é ainda novo no nosso receituário e suscita muita curiosidade. É à mesa que recebemos os amigos do coração e com eles partilhamos esta novidade. De carne branca e lascas visíveis, a textura e o sabor são muito versáteis e prestam-se a diferentes técnicas de confecção e combinações com outros ingredientes. As novas experiências podem começar!

O desafio para cozinhar bacalhau fresco feito pela Iglo foi aceite sem hesitação. Afinal o best friend forever do bacalhau seco tem argumentos de sobra para fazer parte da nossa mesa e nada como experimentar este peixe numa versão fresca e em receitas distintas. Com os dias primaveris a chegar, as refeições tornam-se mais leves e a cor não pode faltar. É o tempo ideal para saladas coloridas, legumes bonitos e peixe delicado feitos enquanto os convidados bebem um copo e se trocam conversas.

Bacalhau fresco escalfado com cuscuz de favas e pistácios

A tranche de bacalhau fresco Iglo é muito fácil de usar. Trata-se de um filete que pode ser confeccionado de forma tradicional (com farinha e ovo) ou utilizado em cru (em carpaccio, ceviche ou sashimi), à semelhança de outros peixes brancos. Mas a escolha hoje é outra: vamos escalfar o bacalhau fresco. Esta técnica é uma forma simples de cozinhar peixe e é rápida, saborosa e saudável. O segredo é fazer um caldo cheio de sabor, com legumes, especiarias, ervas e um pouco de vinho branco, apagar o lume e deixar o peixe cozer no calor residual. Fica pronto em poucos minutos e nunca falha!

Como acompanhamento, cuscuz: outro ingrediente versátil e que se faz num ápice. O único passo a requerer um pouco mais de empenho são as favas que precisam mesmo de ser descascadas. A promessa de que o prato ficará perfeito é incentivo para a tarefa que se faz sem dificuldade. O prato pode ser servido de duas formas - com o peixe em tranches como está apresentado ou em lascas grandes para tornar ainda mais fácil a partilha. Bom apetite!

Bacalhau fresco escalfado com cuscuz de favas e pistácios Bacalhau fresco escalfado com cuscuz de favas e pistácios



Bacalhau fresco escalfado com cuscuz de favas e pistácios

serve 4

1 tranche de bacalhau fresco Iglo (430 g)

para o caldo:
1 cebola pequena, cortada ao meio
1 alho, cortado ao meio
1 raminho de salsa, folhas e pés
1 cenoura pequena, cortada ao meio
1 alho francês (só a parte verde), cortado em bocados
6 grãos de pimenta rosa
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
1, 5 l água
100 ml vinho branco seco

para o cuscuz:
1 colher (sopa) azeite virgem extra
1 cebola pequena, picada finamente
1 dente de alho, picado finamente
250 g favas, sem casca e sem pele
1 colher (sopa) arandos secos (opcional)
200 g cuscuz integral
2 colheres (sopa) pistácios picados
4 colheres (sopa) coentros picados grosseiramente
sumo de 1/2 limão
300 ml de caldo

pimenta rosa moída, para servir
coentros e cebolinho picado, para servir

Descongele o bacalhau: na noite anterior retire do congelador para parte menos fria do frigorífico (mínimo 12 horas). No dia em que for cozinhar, retire o bacalhau do frio, corte a tranche em 4 pedaços iguais e coloque-os sobre papel absorvente num prato. Tempere com sal e deixe ficar à temperatura ambiente.

Prepare o caldo, colocando todos os ingredientes num tacho. Deixe levantar fervura, tape, baixe o lume e cozinhe (quase sem ferver) por 20-25 minutos. Verifique o sal e rectifique o tempero se necessário.

À parte, numa tigela resistente ao calor deite as favas e o caldo e tape 5 minutos (enquanto prepara o cuscuz). Numa caçarola, coloque o azeite, a cebola e o alho e deixe alourar 2-3 minutos. Junte o cuscuz e os arandos (se usar) e mexa. Retire do lume e adicione as favas e o seu caldo. Tape, até o cuscuz absorver todo o líquido (5 minutos).

Antes de retirar do lume o tacho do caldo, disponha o bacalhau sem sobrepor, tape e reserve 4 minutos. Com um garfo, liberte o cuscuz e coloque numa tigela de servir. Regue com o sumo de limão e mexa. Polvilhe os coentros e volte a mexer. Guarneça com os pistácios.

Retire o bacalhau com cuidado para uma tigela, deixando um pouco de caldo. Tempere com a pimenta rosa e coentros e cebolinho picado. Sirva de imediato, cm um fio de azeite virgem extra.

--

nota: também pode servir o bacalhau lascado sobre o cuscuz. Não desfaça demasiado o peixe e coloque os pistácios sobre o peixe.


Bacalhau fresco escalfado com cuscuz de favas e pistácios

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!