23.4.18

Caçar estrelas no Gourmet Experience Lisboa

Gourmet Experience

São sete andares a pensar no topo. Lá em cima, mais perto do céu e das estrelas, espera por nós o jantar no Gourmet Experience Lisboa. O último piso do El Corte Inglés alberga agora o Club Del Gourmet, dez espaços com produtos escolhidos a dedo e um conjunto de propostas de chefs nacionais e internacionais com conceitos muito distintos. Entre inspirações de longe (que vão do Havai ao México) e mais de perto (com um saltinho à Galiza e ao País Basco), há ainda homenagens sentidas à cozinha portuguesa assinadas por José Avillez e Henrique Sá Pessoa.

Dos terraços já preparados para dias solarengos vê-se a cidade. A vista vem acompanhada da vontade de ficar a olhar o infinito com um copo na mão enquanto não vêm os pratos escolhidos. É que apesar de se poder escolher almoçar ou jantar no espaço de cada um dos restaurantes, também é possível pedir pratos específicos em diferentes conceitos e esperar serenamente que cheguem à mesa no interior ou no exterior. É essa a nossa opção esta noite. Viemos para a experiência total.

Gourmet Experience
Gourmet Experience

Por muito que a noite chame por nós lá fora, seguimos o caminho das bebidas com o primoroso serviço dos Gin Lovers no The G Bar. Cocktails, vinho, cerveja e tudo o que possa brilhar no copo está disponível em permanência. A experiência em torno do gin que chega à mesa é pensada para partilhar mas os verdadeiros apreciadores talvez prefiram embarcar sozinhos na aventura. Aceita uma sangria? Vamos lá começar!



//

Quando a escolha é extensa o mais difícil é decidir. Assumindo de imediato que muito ficaria por provar, há-de chegar à nossa mesa um pouco de cada um dos restaurantes, numa oferta eclética e vibrante. Para dar início aos trabalhos, todo o calor do México nas coloridas e explosivas Tostadas de Bonito do chef Roberto Ruiz, que oferece no Barra Cascabel uma cozinha mexicana que também caracteriza o seu estrelado Punto MX em Madrid.

Gourmet Experience
Gourmet Experience

//

Igualmente do país vizinho, o Atlántico de Pepe Sola abre as porta do oceano aos pratos que são apanágio do chef galego que diz que "o Homem passa demasiado tempo a tentar dominar a Natureza em vez de conviver com ela". Os mexilhões do mar português fazem parte da ementa de peixe e marisco e chegam numa muito portuguesa cataplana com a recomendação de usar o pão para comer o molho. E eis-nos a lamber os dedos, contentes da vida.

Gourmet Experience

//

Da vontade de viajar até ao fim do mundo chega a proposta havaiana do chef Kiko. O Poke é a essência do Pacífico e traz consigo a paleta de cores das águas cristalinas na salada de inspiração asiática que combina peixe fresco marinado com ingredientes nipónicos. O mais bonito? O poke de polvo com kimchi (na foto de abertura) conquistou corações e é definitivamente fotogénico. O preferido foi contudo o poke puro, combinação perfeita de atum, algas, sésamo e abacate. Aloha!

Gourmet Experience
Gourmet Experience

//

Assumidamente português nos sabores e pratos propostos, o Balcão de Henrique Sá Pessoa é uma abordagem contemporânea da cozinha portuguesa. Aqui o chef do Alma faz uso do seu olhar muito próprio e sintetiza a essência de sabores do imaginário nacional, como o excelente Robalo com arroz de amêijoas à Bulhão Pato bem exemplifica. Nunca antes um arroz verde deixou tantas saudades. E não há nada mais português.

Gourmet Experience

//

Em dose dupla, José Avillez tem no Gourmet Experience Lisboa dois espaços com conceitos distintos. O auto-denominado "carnívoro vegetariano" é um Jacaré com muita graça, onde as muitas dietas do momento se encontram em pratos bem pensados e de execução impecável. A entraña argentina no ponto com os acompanhamentos coloridos promete deixar a sorrir paleo lovers e demais desportistas. Já a Tasca Chic apela a um público mais maduro, apreciador de comida cuidada e combinações improváveis. O arroz negro com camarão é uma festa de sabores intensos com uma base onde o chouriço se faz convidado. Uma pequena maravilha.

Gourmet Experience
Gourmet Experience

//

De inspiração basca e alma viciada na partilha da mesa, o Inamol disponibiliza pintxos e tapas para que conversa nunca se faça desacompanhada. É da cozinha basca de Aitor Ansorena que vem o último prato da maratona de hoje: bochechas e puré em texturas macias e sabor intenso.

Gourmet Experience

//

As propostas doces dos diferentes restaurantes são complementadas pela presença da Alcoa. Não que a doçaria conventual não mereça por si uma visita a qualquer hora do dia, para um chá ou café. As dignas de pecado Coroas da Abadessa são tudo o que a gula pode desejar!

Gourmet Experience
Gourmet Experience

//

Mas os diferentes chamamentos ao doce por parte de cada um tem garantida resposta à altura. Se o desejo pede fruta e chocolate, é na Godiva que os morangos cobertos de chocolate negro esperam por nós. Se a disposição chama por gelado, é na Nannarella que um dos melhores gelados italianos da cidade se encontra (o de pistácio é épico, os de manjericão e limão nasceram para ser comidos em conjunto). Se houver indecisão, se a vida pedir consolo ou apenas um inesquecível bolo de chocolate, siga-se o caminho da Landeau. Nunca falha.

Gourmet Experience
Gourmet Experience

--

Gourmet Experience Lisboa
El Corte Inglés
Av. António Augusto de Aguiar, 31
1069-413 Lisboa