5.6.18

Panqueca de grão e beringela (com rebentos de rúcula)

Panqueca de grão e beringela

Bem-vindo, Junho. Todos os anos, entre os desejos de um Verão que chega e um ano lectivo que acaba, desenha-se a mistura perfeita de sentimentos contraditórios. Mais luz, mais horas de claridade, menos tempo para as gozar. Porque os almoços continuam a fazer-se frequentemente de pratos vegetarianos e a necessidade de refeições nutritivas e retemperadoras pede sabores em harmonia, nada como recorrer às leguminosas e aos legumes da estação.

São as frutas que carregam a bandeira gulosa de Junho mas os legumes mudam também e é sempre um prazer voltar a ter beringelas e curgetes para cozinhar. O tomate há-de vir mais tarde e as ervas aromáticas estão mais perto do auge. Talvez seja a vontade de virar a página e escrever novos capítulos de um amor maior pelos vegetais ou apenas a gulodice do costume. A vida é demasiado breve para almoços aborrecidos!

Panqueca de grão e beringela
Panqueca de grão e beringela

Dos livros que me fazem companhia e a que volto uma e outra vez. Este de Nadine Abensur, sem fotografias, nem imagens, faz-me sempre partir para outras paragens em renovadas aventuras vegetarianas. É de lá que vem esta "panqueca" feita no forno, com raízes na farinata italiana, e cobertura de beringela. Fez-se almoço um destes dias em que tirámos do armário as camisolas que são farda por estes dias.

E enquanto não chega o calor, liga-se o forno. Usam-se os rebentos de rúcula que crescem no parapeito da janela da cozinha e engana-se a ânsia de um Verão que não vem com o doce possível de uns tomates cereja. Feliz Junho!

flores
Panqueca de grão e beringela



Panqueca de grão e beringela (com rebentos de rúcula)
Adaptado de uma receita de Nadine Abensur, The Cranks Bible

serve 4

175 g farinha de grão (ou a mesma quantidade de grão seco triturado finamente)
500 ml água morna
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) cominhos moídos
3 colheres (sopa) azeite virgem extra + 1 colher (chá) para pincelar o tabuleiro
2 colheres (sopa) manjericão picado finamente
1/2 colher (chá) pimenta d'Espelette (opcional)

para a beringela:
1 beringela grande, em cubos
1/2 colher (sopa) azeite virgem extra
sal

Misture a farinha de grão peneirada com a água e o sal numa tigela. Cubra com um pano e deixe ficar num local resguardado por 2-3 horas.

Pré-aqueça o forno a 230ºC. Prepare a beringela colocando-a num passador e polvilhando com sal. Deixe até o forno aquecer. Coloque num prato resistente ao calor, regue com o azeite e asse 10 minutos.

Retire o pano da tigela com a massa e mexa. Junte o azeite, os cominhos, a pimenta (se usar) e o manjericão picado. Deite a restante colher de chá de azeite no tabuleiro e coloque no forno, retirando a beringela. Quando o azeite estiver quente, retire com cuidado e verta a massa (deve ficar com cerca de 1 cm de espessura. Disponha beringela por cima e leve de novo ao forno por 15 minutos ou até estar dourada e cozinhada.

Sirva com rebentos de rúcula e tomates com pesto.