14.8.18

Salada de Verão (meloa, chouriço e requeijão de cabra)

Salada de meloa, choriço e requeijão de cabra

A nossa mesa espelha sempre o momento, seja fazendo uso dos ingredientes da estação, seja pela escolha de receitas que vão ao encontro do espírito presente. Com as férias no horizonte e o mar à nossa espera queremos pratos fáceis e coloridos, plenos de sabor e capazes de nos alimentar até à próxima refeição ou que possam ser partilhados com amigos, à boleia de um copo de vinho e muita conversa perdida, num piquenique ou em almoços despreocupados.

Dos pequenos/grandes prazeres da vida, comer com companhia e uma vista privilegiada talvez seja dos menos valorizados. O retorno, contudo, vale cada segundo em que o olhar se prende nos pormenores das flores de lavanda que mexem com o vento ao fundo do canteiro, da borboleta que esvoaça do lado esquerdo e da água que não mexe junto à janela. Pudesse eu deixar de pensar na combinação de texturas, cores e sabores do prato à minha frente e tudo seria ainda mais idílico.

Salada de meloa, choriço e requeijão de cabra
Salada de meloa, choriço e requeijão de cabra

Porque Verão pede saladas e a fruta este ano tem sido excelente, não há razão para não fazer da meloa ingrediente principal do almoço. Desta feita a cor que predomina é o laranja, graças à variedade cantaloupe mas a receita resulta igualmente com outra meloa. Do tomate cereja vêm os tons de amarelo, vermelho e castanho e há ainda a cebola roxa e o pepino marinado e umas folhas de manjericão. O segredo da receita está na combinação entre as rodelas fitinhas de chouriço e o sabor único do requeijão de cabra, num equilíbrio entre o doce e o ácido que é perfeito!

Esta Salada de Verão pode servir como entrada para um jantar mais formal mas a sua verdadeira natureza cumpre-se numa saladeira grande onde cada um se serve, com uma fatia de bom pão e uma fatia extra de requeijão de cabra. Almoçamos?

Salada de meloa, choriço e requeijão de cabra



Salada de Verão (meloa, chouriço e requeijão de cabra)
Adaptado de uma receita de Emily Connor, Mighty Salads

serve 4, como entrada

250g meloa cantaloupe, em cubos pequenos
100 g chouriço, em fatias finas
150 g tomate cereja (várias cores), partidos ao meio
100 g pepino marinado (ou crú), em fatias cortadas ao meio
flor de sal e pimenta preta moída na altura
3 colheres (sopa) azeite virgem extra
2 colheres (sopa) sumo de limão
75 g requeijão de cabra, em pedaços pequenos (uso Palhais)
8-10 folhas de manjericão, partidas grosseiramente

requeijão de cabra extra e pão torrado, para servir


Numa tigela grande, misture a meloa, o chouriço, o tomate e o pepino e tempere com flor de sal.

Bata o azeite virgem extra e o sumo de limão num frasco pequeno com tampa, agitando para emulsionar. Regue a salada com o molho.

Polvilhe o requeijão de cabra em migalhas e tempere com pimenta preta moída na altura. Adicione o manjericão e envolva com cuidado. Ajuste o tempero se necessário. Reserve à temperatura ambiente enquanto torra o pão. Sirva com mais requeijão.