12.12.18

Cataplana de polvo e batata-doce (para um almoço de amigos)

Cataplana de polvo e batata-doce

Dezembro é tempo de comida de tacho. É também altura de reunir à volta da mesa os amigos e pôr em dia a conversa. Se o pretexto é a época natalícia, a vontade de passar um tempo descansado com quem gostamos tem de ter correspondência na ementa escolhida.

A cataplana é um tacho especial pois permite manter o vapor dos alimentos cozinhados e tem sempre aquele factor surpresa quando se abre a tampa. Por isso, é ideal para refeições fáceis de fazer que impressionam os comensais e garantem o melhor sabor. A combinação de polvo e batata-doce é um clássico com reminiscências algarvias mas funciona na perfeição com um copo de tinto do Douro.

red & green
Casa do Vinho: que vinho escolher?

Bom almoço!



Cataplana de polvo e batata-doce

serve 6

900 g polvo (descongelado)
100 ml azeite virgem extra
1 cebola pequena, cortada em 4
2 dentes de alho, esmagados
1 folha de louro
1 malagueta (opcional)

1 cebola grande, cortada em 8 meias-lua
1 dente de alho, picado
1 pimento vermelho, em tiras
150 g chouriço, sem pele e cortado em cubos
2 colheres (sopa) polpa de tomate
2 colheres (sopa) azeite virgem extra
3 batatas-doce médias, descascadas e em rodelas grossas
150 ml caldo da cozedura do polvo
75 ml vinho tinto
1/2 colher (chá) pimentão doce
coentros picados, para servir
flor de sal e pimenta preta moída na altura

Para cozer o polvo (sem água), use uma panela grande e coloque o azeite, a cebola, os dentes de alho, a folha de louro e a malagueta (se utilizar). Adicione o polvo e em lume alto deixe levantar fervura. Tape e cozinhe, tapado, por 45 minutos ou até o polvo estar cozido. Reserve o caldo da cozedura.

Na cataplana, deite o azeite, a cebola grande e o chouriço. Aloure por 2 minutos e adicione a polpa de tomate, o alho, o pimento e o colorau. Acrescente o vinho e deixe ferver 2-3 minutos. Junte a batata-doce e regue com o caldo da cozedura do polvo. Cozinhe 8-10 minutos ou até a batata-doce estar cozida. Rectifique o tempero flor de sal e pimenta preta moída na altura. Corte o polvo e junte à cataplana. Ferva, fechada, 3-4 minutos. Abra com cuidado e polvilhe com os coentros. Sirva de imediato.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!