24.12.18

Coroa de Natal (com chila, amêndoa e cerejas)

Coroa de Natal (gila, amêndoa e cerejas)

E de repente é outra vez véspera de Natal. Para onde foram os dias, as semanas e os meses que fizeram este ano alguém saberá mas não eu. Dou por mim de novo a pensar no bacalhau da Consoada, nos sonhos de abóbora da minha mãe e nas rabanadas da minha sogra. Já cheira a canela e açúcar e a mesa posta para 10 espera por miúdos e graúdos.

Não há Natal sem bolo e no forno coze uma coroa, assim chamada por ser circular e colorida, em jeito de decoração comestível que adorna a mesa e faz a espera pela meia-noite parecer mais curta. Com a inseparável chávena de chá serve de companhia à conversa e chama a música da época para um serão em família.

azevinho
Coroa de Natal (gila, amêndoa e cerejas)

Entre a vontade de fazer um bolo lêvedo diferente do tradicional e manter os sabores preferido da Consoada, eis que a combinação ganhadora chila, amêndoa, cerejas ganha forma. A lembrar o azevinho e com um piscar de olho à neve feita de açúcar em pó, eis a coroa que celebra a partilha.

Feliz Natal!

Coroa de Natal (gila, amêndoa e cerejas)



Coroa de Natal (com chila, amêndoa e cerejas)

serve 8-10

750 g farinha (T65)
15 g de fermento fresco
1 colher (chá) de sal
125 g açúcar + 1 colher de sopa
1 laranja (raspa da casca)
120 g manteiga, à temperatura ambiente
4 ovos médios + 1 gema para pincelar
200 ml leite

150 g chila
100 g cerejas cristalizadas (demolhadas 30 m)
125 g amêndoa palitada

1. Dissolva o fermento em 100 ml de leite. Numa tigela à parte, misture a farinha, o açúcar, a raspa da laranja e o sal.

2. Adicione os ovos ligeiramente batidos e os restantes 100 ml de leite à farinha. Combine todos os ingredientes de modo uniforme e deixe repousar cerca de 15 minutos.

3. Junte agora a mistura de leite com fermento à mistura da farinha e amasse durante cerca de 10 minutos até ter uma massa uniforme e elástica.

4. Deixe levedar durante 1,5 horas, até que a massa duplique de volume.

5. Numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha estenda a massa num rectângulo. Distribua a chila sem chegar ao rebordo da massa, junte metade das cerejas cristalizadas (escorridas) e polvilhe com metade da amêndoa palitada.

6. Enrole a massa com o cuidado de apertar um pouco mais nas pontas para garantir que o recheio se mantém no interior. Com uma faca afiada corte este rolo em 7 fatias. Pincele uma forma redonda com manteiga e polvilhe com farinha. Disponha as fatias (uma ao meio e as restantes em volta), deixando espaço entre elas. Deixe levedar mais cerca de 1 - 1,5 hora.

7. Pré-aqueça o forno a 180ºC e pincele a coroa com a gema batida. Polvilhe com 1 colher de sopa de açúcar e a restante amêndoa. Coloque as cerejas que reservou para decorar.

8. Deixe cozer durante 50-55 minutos até ter uma cor dourada. Arrefeça sobre uma rede e polvilhe com açúcar em pó para servir.