7.3.19

{ Ingrediente Secreto } Fregola com legumes assados e atum

Fregola com legumes assados e atum

Fruto do acesso mais fácil a outras cozinhas e outros pratos, descobrir novos sabores, novas texturas ou novas combinações é cada vez menos comum. E de repente há algo diferente que se cruza no dia-a-dia previsível e adiciona graça à mesa. Fica contente a cozinheira que mal pode esperar para experimentar o ingrediente descoberto e alargar as suas utilizações e satisfeitos os comensais que, curiosos, querem saber tudo sobre as bolinhas imperfeitas que lhes chegam ao prato. Venham daí conhecer a fregola!

A fregola é uma pasta proveniente da Sardenha que é feita com semolina e água. A sua textura é diferente do cuscuz devido ao seu tamanho e, como é torrada, possui um sabor pronunciado de frutos secos. Utiliza-se em receitas mais tradicionais de massa mas também em saladas ou sopas, como acompanhamento ou como ingrediente principal.

Fregola com legumes assados e atum
Fregola com legumes assados e atum

A paleta de sabores desta receita é muito "italiana", com o manjericão e o vinagre balsâmico a dar o mote, mas é a passagem do tomate-cereja, da curgete e da cebola pelo forno que confere mais sabor ao conjunto. O processo torna também muito fácil finalizar o prato e servir com rapidez e pouco esforço. Como sempre, a qualidade dos legumes usados e do atum escolhido é essencial para o resultado final.

Porque é importante manter a curiosidade sobre o que comemos, experimentar ingredientes menos usuais permite muitas vezes encontrar soluções simples e deliciosas para refeições rápidas durante a semana. A fregola é um desses ingredientes secretos. Não deixem de provar!

Fregola com legumes assados e atum
Fregola com legumes assados e atum



Fregola com legumes assados e atum

serve 2

2 cebolas roxas pequenas, cortadas em 4 longitudinalmente
1 curgete média, em meias-luas
10 tomates-cereja
2 colheres (sopa) azeite virgem extra
2-3 gotas de piri-piri
1 colher (chá) tomilho seco
2 colheres (chá) vinagre balsâmico
150 g fregola sarda*
1 lata (170 g) atum, em filetes
8-10 folhas manjericão fresco

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque o tomate, a curgete e as cebolas num tacho ou prato de forno. Misture o azeite com o piri-piri e regue os legumes, polvilhe o tomilho, tempere com sal e mexa para envolver. Leve ao forno 12-15 minutos ou até estarem assados.

Coza a fregola em água com sal, 8-10 minutos ou de acordo com as instruções na embalagem. Escorra num passador e junte aos legumes saídos do forno. Mexa e tempere com o vinagre. Disponha o atum em lascas e adicione as folhas de manjericão. Sirva de imediato.

* Comprei na Rota do Sul, em Lisboa.

1 comentário:

  1. Olá! Ando desde 2015 (desde que comi na Sardenha uma bela Fregola sarda com frutos do mar!) à procura deste raro ingrediente. Nem em Roma encontrei à venda! Pode, por favor, partilhar onde arranjou esta? Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!