17.5.22

{ Cozinha de Cabaz } Curgetes recheadas à provençal

Curgete recheada

Verde é cor de campo e natureza. Cor de esperança e renovação. As primeiras curgetes são promessa de uma estação que veio para ficar, com sol, mangas curtas e dias luminosos a perder de vista. Quando nos chegam espécimes redondas a pedir por tratamento especial das suas congéneres longas, é tempo de procurar ideias.

Receber um cabaz é aceitar cozinhar o que é sazonal, existe em abundância e vem sem ter sido comprado  especificamente para uma receita. O desafio do dia é encontrar a forma certa de integrar numa refeição as curgetes redondas e chamar-lhes almoço.  

Curgete recheada
Curgete recheada

É Felicity Cloake que vem em auxílio da cozinheira presa na vontade de juntar arroz a um recheio vegetariano e a um vaso de manjericão que quer ser protagonista. Os sabores são da Provença francesa, a gula é toda nossa.

Bom proveito! 


Curgetes recheadas à provençal
Adaptado de uma receita de Felicity Cloake, How to cook the perfect... 

serve 2, como refeição

4 curgetes pequenas (ou 2 grandes)
2 colheres (sopa) azeite virgem extra + um fio extra
1 cebola pequena, picada finamente
2 tomates maduros, picados (usei enlatados)
2 dentes de alho, picados finamente
50 g parmesão, ralado
80 g arroz agulha
150 ml caldo de vegetais (ou água)
1 colher (sopa) manjericão picado, para servir
2 colheres (sopa) hortelã, picada
2 colheres (sopa) pão ralado grosso
sal e pimenta preta, moída na altura, para temperar

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Corte a parte de cima das curgetes redondas ou se usar curgetes compridas, corte-as ao meio no sentido do comprimento. Retire a polpa com o colher, tendo o cuidado de deixar as paredes intactas. Pique grosseiramente a polpa retirada das curgetes. 

Escalde as curgetes em água a ferver, durante 5 minutos. Retire e coloque numa tigela com água e gelo. Aqueça o azeite num tacho e junte a cebola, deixando cozinhar 2-3 minutos. Adicione os tomates, os alhos e a polpa de curgete picada e cozinhe 2-3 minutos. Acrescente o arroz e o caldo, tape e deixe cozinhar 12 minutos. Tempere a gosto. Envolva a hortelã, o manjericão e o parmesão ralado.

Coloque as curgetes num tabuleiro de ir ao forno e recheie. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno 20 minutos. Misture o pão ralado com um fio de azeite e mexa. Retire o alumínio, distribua o pão ralado pelas curgetes e leve novamente ao forno por 15 minutos.

Sirva com cebolas roxas assadas e molho tártaro.