Páginas
▼
5.3.08
Tartes de Coco com Chocolate escondido
Ainda na onda do chocolate, o tema deste mês do Hay Hay, it's Donna Hay escolhido pelo delicado Marita Says foi Coconut Chocolate Tarts. A minha ideia desde o início foi "esconder" o chocolate e utilizar chocolate branco e amoras. Os loucos por chocolate dirão que chocolate branco não é bem chocolate e no caso de eu precisar de óculos o que está nas fotos são framboesas! Nunca se encontram amoras quando precisamos delas e já nos conformámos a pagar o preço chorudo... E no que me diz respeito, chocolate branco é chocolate! Mas, no worries, eu não deixava o chocolate negro de fora da equação. :) Procura e encontrarás!
Tartes de Coco com Chocolate escondido
Ligeiramente adaptado de Donna Hay, Cozinha rápida - para saborear devagar, Porto Editora, 2006.
8 unidades
tartes
2 claras ovo
1/2 chávena (ou um pouco menos) açucar
2 chávenas coco ralado
recheio
1 1/4 chávenas natas
50 grs chocolate negro (70% cacau), picado
200 grs chocolate branco boa qualidade, picado
para servir
Framboesas
Icing Sugar, para polvilhar
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa tigela, misturar as claras, o açucar e o coco. Com as mãos molhadas, ou com a ajuda de uma colher, colocar a mistura de coco em 3/4 capacidade, de modo a formar pequenas 'conchas' cobrindo o fundo e os lados (Usei forminhas de papel dentro das formas cerâmicas). Vai ao forno por 8-10 minutes (as minhas levaram 9) ou até estarem ligeiramente douradas. Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer por 1 minuto.
Entretanto, numa caçarola em lume médio aquece-se 1/4 chávena de natas até atingir quase o ponto de fervura. Retira-se do lume e mistura-se o chocolate negro picado. Mexe-se bem até o chocolate derreter. Noutra caçarola, repete-se o mesmo procedimento com as restantes natas e o chocolate branco.
Divide-se a mistura de chocolate negro pelas 8 conchas, de forma a criar uma fina camada no fundo. Deixa-se arrefecer por 5 minutos. Com cuidado, enche-se cada tarte com a mistura de chocolate branco. Colocam-se as tartes num tabuleiro e levam-se ao frigorífico até solidificarem completamente. (as conchas são muito frágeis, recomendo que se retire o papel apenas no dia seguinte a serem feitas)
Para servir, dispor 2 ou 3 framboesas em cada tarte e polvilhar com icing sugar.
Nota: As forminhas de papel são altamente recomendáveis, pois facilitam todo o processo. Tentei retirar o papel apenas depois de 2 horas no frigorífico e as tartes partiram. Servi essas numa tigela com framboesas e pauzinhos de chocolate negro Valrhona. As tartes que ficaram para o dia seguinte ficaram perfeitas e o papel foi muito fácil de remover.
A receita original pode ser encontrada aqui.