10.9.08

Figos Amigos

fig tart

Figos. Montes de figos. Os figos roxos têm de ser as frutas mais sensuais à superfície da Terra! E seja porque a cor é extraordinária ou simplesmente pelo seu sabor único... seja por uma ou outra (ou ambas), adoro figos. Nada de novo sob o sol, esta não é a primeira vez que falo da minha perdição por estas pequenas doces e sumarentas maravilhas, que rebentam na boca numa explosão de sabor e textura! Este verão foi particularmente pródigo em figos, gordinhos e verdes ou roxos e compactos. Prefiro os últimos aos primeiros. As minhas férias no Algarve foram, como de costume, cheias de figos: fiz compota de figo, uma tarte e figos alourados com iogurte grego. O Céu na Terra!

Os figos foram figura de proa numa semana a eles dedicada por uma certa pequena Clumbsy Cookie que embarcou numa fig fun! ;) Em caso de dúvidas sobre o que fazer a cestos infinitos de figos fica um apanhado de belas receitas (em inglês).

fig tart

Tarte de Figos

Para 4 (ou 2 muito gulosos)

6-8 figos roxos frescos
2 colheres sopa açucar, mais extra para polvilhar
1 colher chá raspa de limão
1 ovo
2 colheres sopa leite
danish pastry* (ou massa folhada)
mel (opcional)

Numa superfície ligeiramente enfarinhada, estenda a massa Danish num rectângulo de 20 x 20cm, até esta estar fina, com cerca de 1/2 cm de espessura. Coloque a massa num tabuleiro previamente preparado. Corte os figos em fatias longitudinais. Arrange os figos sobre a massa, deixando 2 cms de massa a toda a volta. Dobre para dentro, criando um rebordo de massa de cerca de 1 cm. Bata o ovo com o açucar, a raspa de limão e o leite. Deite sobre a fruta, cuidadosamente para não mover os figos. Polvilhe a fruta e a massa com açucar extra. Coza por 40-45 minutos a 200ºC. Remova do forno e tranfira para uma grelha metálica. Regue com mel e sirva morno.

* a massa Danish é uma massa de brioche ligeiramente folhada. A Mariana traduziu a receita, pode ser encontrada no Caos na Cozinha aqui.

figs

Figos Alourados com Iogurte Grego


Para 2

2 colheres sopa mel
6 figos roxos maduros
1 colher sopa manteiga
1 colher sopa açucar
200 grs iogurte grego

Corte os figos ao meio e salpique com açucar o lado cortado. Derreta a manteiga numa pequena frigideira e aloure os figos por um minuto, com o lado cortado para baixo. Combine o iogurte com o mel, mexendo bem. Divida os figos por duas tigelas. Deite uma colherada generosa de iogurte sobre os figos e sirva.