Páginas
▼
18.9.08
Queques ou muffins?
Queque é uma palavra que não consigo incluir no meu dicionário. Irritante como só eu sei, digo sempre muffin e fico em paz comigo e em guerra com os puristas da 'língua mãe'. Antes assim. Mas porque será que a palavra queque me atrofia o cérebro? Os espanhóis e os latino-americanos usam-na correntemente e quando leio 'queque de limón' a coisa soa-me correcta, mas se eu disser 'queques de chocolate' só me lembro da Dancake, que nem é portuguesa... E esta associação, para além de me atrofiar o cérebro, baralha-me o estômago.
Queques, muffins ou bolos, deixo a receita que se faz em 12 minutos e pode ser complementada com pepitas de chocolate branco, uma cobertura de fruta ou servidos com natas ou gelado.
Muffins de Chocolate
Ligeiramente adaptado de Donna Hay, Cozinha Rápida - para saborear devagar, p.78
Faz 9 (ou 15 mini)
150grs manteiga amolecida (sem sal)
1 chávena açucar refinado (usei açucar amarelo)
3/4 chávena cacau
2 ovos (grandes)
1 chávena de farinha com fermento
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa taça, misture a manteiga com o açucar e bata até obter uma massa de consistência leve e fofa. Adicione os ovos, um a um, batendo novamente. Peneire a farinha e o cacau. Envolva na massa, sem bater muito. Com uma colher encha as formas (de silicone) até 2/3 da capacidade. Leve ao forno por 10-12 minutos, ou até estarem cozidos mas ainda húmidos no interior. Retire do forno e desenforme.