Páginas
▼
27.10.08
Um iogurte com sabor
Como é que escolho as receitas que escolho? Procuro, penso sobre a receita, gosto/não gosto - 90% trabalho, 10% inspiração. Mas claro, cada receita tem a sua estória. E a verdade é que a coisa nem sempre é trabalhada assim tanto! É só a minha mentezinha de designer (e a metodologia projectual) a assumir primazia. Se se tratar de sabores de gelados, pode escolher 'baunilha' porque sim. Mas se estiver a discutir as opções de um projecto comigo já não pode ser 'amarelo' porque lhe apetece! Eu gostava de ter anos de vida pela frente como as vezes que repito estas frases aos meus alunos... Porque tal significaria uma vida muito longa! Trabalhar com jovens que se querem tornar designers nem sempre é fácil, mas pode ser muito recompensador.
Esta conversa toda? Bordeaux escolheu como tema para esta edição do Hay hay it's Donna Day o iogurte. O meu primeiro impulso foi fazer iogurte de stracciatella e depois pensei, stracciatella porquê? Mmmm, sei lá... porque sim. E deixou de me parecer certo! As escolhas que se fazem podem ser baseadas no instinto pessoal do momento, mas esse instinto tem de ser estimulado, informado e em última análise, se alguém nos pergunta, é bom que se saiba desconstruir o pensamento que nos levou lá. A minha amiga Pipoka fez a pergunta do 'milhão de dólares'. Afinal porque que é que juntei romã e pistácios a iogurte? Porque a combinação me pareceu feliz, porque eu já comi os dois juntos (provavelmente também na Turquia), porque gostei do sumo das sementes e do estaladiço dos frutos secos, porque as cores vão bem umas com as outras, porque é tempo das romãs...
Iogurte de Romã com Pistachios Torrados
Ligeiramente adaptado da receita da Donna hay, via Marita Says
Para 4 porções
1/2 chávena (125ml) sumo romã*
1/4 chávena açucar (ou um pouco menos, dependendo se a romã é mais ou menos doce)
1 chávena (250ml) iogurte natural, fresco
1 chávena (250ml) natas, para bater
Prepare o xarope, colocando o sumo e o açucar numa frigideira sobre lume fraco. Mexa até o açucar se dissolver completamente. Deixe ferver por 4 minutos e reserve por outros 5 minutos. Quando o xarope arrefecer, acrescente-o aos outros ingredientes numa tigela e bata até estar macio e cremoso.
Sirva com sementes de romã e pistácios torrados (cerca de 2 colheres de sopa de cada por pessoa ou mais, a gosto).
Notas
Use um avental velho quando estiver a tratar das romãs. Se possível trabalhe no exterior. (Esta ressalva é importante, as nódoas de romã ficam para SEMPRE!)
Como descascar e retirar as sementes de uma romã aqui.
* Para o sumo, usei uma romã grande e madura. Retire as sementes com uma colher e coloque-as num pano de cozinha velho (mas limpo) sobre uma tigela. Aperte as sementes até o sumo começar a sair. Coe o sumo por um segundo pano (ou papel de cozinha). Se a quantidade não for suficiente para a receita, adicione um pouco de água à polpa, e ajuste o açucar.
Para torrar pistácios, coloque-os numa frigideira anti-aderente (suficientemente grande para estes formarem apenas uma camada) sobre lume médio. Deixe tostar, agitando a frigideira frequentemente, até os frutos secos começarem a ficar dourados, cerca de 5 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente antes de usar. Pique os pistácios.