5.3.10

As melhores coisas da vida ou uma ode ao pão e aos limões

Lemon Brioche Loaf

♫♫The way your smile just beams
The way you sing off key
The way you haunt my dreams
No they can't take that away from me
♫♫

Há um dia de chuva como hoje em que me sento a pensar nas pequenas alegrias: uma chávena de chá fumegante, uma manta sobre os joelhos, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong a passar na rádio e a adoração descansada de um felino. Falta-me um mini-brioche com compota e manteiga ou uma fatia com iogurte e pêra em calda de gengibre... Restam-me as memórias e essas ninguém mas tira! Não existem muitas coisas mais reconfortantes do que o aroma do pão a cozer ou o som da crosta estaladiça a quebrar e o vapor a libertar-se do interior do miolo... Talvez a imagem de um cesto cheio de limões e a promessa de sol sejam capazes de ombrear com essa sensação. É o tempo dos citrinos, com as árvores carregadas dos mais lustrosos limões - no meu livro o melhor dos ácidos. Voilà le meilleur des deux mondes réuni!

Lemon Brioche

Brioche de limão
Adaptado de Sue Lawrence, On Baking

12 individuais ou um pão de forma grande

3 ovos
170g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
85-100ml leite morno
2 colheres sopa açucar
1 colher chá sal fino
450g farinha (uso tipo 55)
2 colheres chá fermento seco
raspa de 1 limão grande
gema ovo para pincelar

[Podem adicionar-se passas ou sultanas e/ou frutos secos. Nesse caso vá amassando cerca de uma chávena de um destes ingredientes, ou uma mistura, depois da manteiga]

Os ingredientes devem estar à temperatura ambiente, à excepção do leite, na altura de serem trabalhados. Misture o fermento com o leite e deixe borbulhar durante uns minutos (ou siga as intruções do pacote). Numa tigela grande, junte a farinha, a raspa do limão, o açucar e o sal e abra uma cova ao centro. Adicione o leite com o fermento, os ovos batidos ligeiramente e misture com a farinha até combinar todos os ingredientes. Corte a manteiga com uma faca em pequenos pedaços e vá incorporando na massa (se necessário acrescente uma colher de sopa de água morna). Amasse 2-3 minutos, até a massa estar elástica e homogénea e forme uma bola. Coloque a massa numa tigela untada com manteiga, cubra com um pano (ou película) e deixe levedar num local quente e seco por 2 horas ou até ter duplicado de volume.

Prepare as formas (untando com manteiga e polvilhando-as com farinha ou usar de silicone) e divida a massa em 12 partes iguais. A cada porção retire 1/4 e reserve. Forme uma bola com a porção maior, coloque na forma e com a ponta do dedo crie uma pequena concavidade onde se dispõe a bolinha mais pequena. Cubra com um pano. Deixe levedar por mais 30 minutos a 1 hora ou até cada brioche ter novamente quase duplicado de tamanho. (Veja aqui como formar os brioches)

Pré-aqueça o forno a 180º. Pincele cada brioche com a gema de ovo diluída numa colher de café de água. Leve a cozer durante 15-20 minutos ou até estarem dourados (se for só um pão grande demora cerca de 30 minutos). Retire das formas e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Nota: esta receita pode ser feita na máquina do pão. Nesse caso, colocar primeiro os ingredientes líquidos à temperatura ambiente - ovos batidos, manteiga amolecida - depois o açucar, o sal e a farinha, por último o fermento, que não deve entrar em contacto com os líquidos antes do início do programa. Deve utilizar-se o programa "massa" e depois do primeiro levedar continuar com a receita da mesma forma.

[Acompanhe com a música perfeita e uma dose de sorrisos. Vá cantarolando à medida que sonha.]