28.10.10

No reino da Prússia com um prato de cogumelos

Berlim // Berlin 2007

A minha passagem pela capital Prussiana aconteceu há mais de 3 anos e foi marcada por trabalho, chuva e horas sem fim em aeroportos. E mais chuva. Chuva diluviana desde o momento em que cheguei até ao minuto em que o avião levantou. E durante as 6 horas e meia que esperei no aeroporto. As recordações que guardo de Berlim são cinzentas, molhadas e a solo. Fui sozinha e passei quase todo o tempo em reuniões e aulas. Obriguei-me a visitar a Porta de Brandenburgo e a aproveitar os minutos de acalmia para caminhar em volta do meu hotel. Não guardei no espaço resguardado da memória muitas recordações felizes de Berlim, à excepção de um prato de cogumelos com molho de iogurte e a gentileza dos meus colegas alemães que me pediam desculpa pelo tempo todos os dias e me ofereceram boleia a toda a hora. Prometi voltar em busca de condições meteorológicas mais clementes e para conhecer realmente a cidade. Espero que tal possa acontecer um dia destes. No entretanto, há duas razões para eu sorrir quando penso na Prússia: cogumelos com molho de iogurte e a Sofia. O Reino da Prússia é um blogue delicioso na escrita e na alma de quem faz da Prússia casa e cozinha com a família. Tenho a certeza que os cogumelos que comi são muito diferentes daqueles que foram hoje o almoço cá em casa mas é a minha memória de Berlim e quero partilhá-la enquanto canto os parabéns ao Reino da Prússia!

Cogumelos com iogurte // Mushrooms with yoghurt dressing
Cogumelos // Mushrooms

Cogumelos com bolinhos de batata e molho de iogurte
Adaptado ligeiramente de Sanjay Dwivedi, Harvest magazine, Waitrose Kitchen

2 porções individuais

para os bolinhos:
2 dentes de alho, esmagados com a faca
3 batatas médias (cerca de 350-400g)
1/2 colher (chá) açafrão das índias
1 colher (sopa) salsa picada
1 colher (sopa) óleo vegetal

para os cogumelos:
250g de cogumelos frescos (marrons, paris, etc.)
2 colheres (sopa) azeite
1/2 colher (chá) cominhos
1 cebola pequena, picada finamente
2 colheres (sopa) coentros picados

para o molho de iogurte:
125g iogurte grego
1 colher (chá) azeite virgem extra
pitada de paprika

Coza as batatas com os alhos e o açafrão das índias em água com sal durante 10 minutos. Escorra. Leve o tacho de novo a lume brando e esmague as batatas e os alhos. Deixe arrefecer ligeiramente e acrescente a salsa picada. Forme 4-6 bolinhos. [Prepare os cogumelos entretanto] Aqueça o óleo numa frigideira anti-aderente e coza os bolinhos 3 minutos de cada lado. Sirva com os cogumelos.

Aqueça o azeite numa frigideira grande e acrescente os cominhos. Junte os cogumelos fatiados e mexa por 2-3 minutos. Adicione a cebola e vá mexendo até os cogumelos estarem cozinhados (5 minutos). Polvilhe com os coentros.

Bata o iogurte numa pequena tigela. Regue com o azeite e polvilhe paprika. Sirva com os cogumelos e os bolinhos de batata.