1.11.10

3 anos de blogue e um bolo de nozes, castanhas e chocolate

Bolo de castanhas e nozes // Chestnut and Walnut Cake

Quem é que decide começar um blogue de culinária no dia de Todos os Santos? Eu. Faz hoje exactamente 3 anos. Na realidade a ideia começou a desenhar-se uns tempos antes e as pedras para que isso viesse a acontecer estavam lançadas desde sempre. Cozinhar e comer. Escrever e fotografar. Paixões e vontades de uma vida. Em blogue.

E porque não há festa sem bolo, nada melhor que uma receita com 3 ingredientes. Um por cada ano. Nozes, castanhas e chocolate. O primeiro ano foi por vezes difícil abrir e de quebrar, o segundo foi mais fácil mas demonstrou ter uma segunda pele e o terceiro apresentou-se com duas camadas de papel e prata mas tem-se deixado desembrulhar com grande ligeireza. Cada um deles brindou-me com um interior de sabor e textura inesquecíveis.

Creme de castanhas e nozes

Bolo de nozes, castanhas e chocolate
Adaptado de Jamie Oliver, Jamie Does (France)

10-12 fatias

100g de nozes
100g de castanhas (descascadas)
50g de chocolate negro (Lindt 70% de cacau)
4 ovos grandes
250g de açúcar granulado
200g de farinha com fermento
100ml de natas
50ml de leite gordo

1 lata (250g) de creme de castanhas*

200ml de natas, batidas em chantilly (não usei mas aconselho)

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa picadora, reduza as nozes, as castanhas e o chocolate a uma pasta. Bata os ovos com o açucar. Acrescente as natas e o leite e bata apenas até obter uma mistura homógenea. Misture a pasta de nozes, castanhas e chocolate e a farinha. Envolva tudo delicadamente.

Barre uma forma redonda de cerca de 22cm com manteiga e polvilhe com farinha. Verta a massa e alise com uma espátula. Leve ao forno por 35 a 40 minutos ou até o bolo estar cozido. Retire e deixe arrefecer na forma 10 minutos. Desenforme e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha metálica.

Corte o bolo ao meio e recheie com o creme de castanhas e as natas em chantilly. (Eu servi com um molho de café mas não gostei especialmente da combinação, pelo que recomendo as natas para rechear o bolo)

* O creme de castanhas pode ser feito em casa. Coza 500g de castanhas e descasque (necessita de cerca de 400g de castanhas descascadas). Numa caçarola junte 100ml de leite e 150g de açúcar e deixe levantar fervura e ferver 2 ou 3 minutos. Adicione as castanha e com uma varinha mágica reduza a puré. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico até necessitar de usar.

Bolo de castanhas e nozes // Chestnut and Walnut Cake