10.2.11

Creme de alcachofras de Jerusalém e avelãs e uma dupla descoberta

Creme de alcachofras de Jerusalém e avelãs

Encanto-me com pouco: um sorriso, uma tarde de sol, um vaso de alecrim, um ingrediente novo. Sonho acordada com as possibilidades que um mundo novo encerra. Aguardo ansiosamente pelo momento em que, chegada a casa, posso provar, explorar, experimentar. Arrasto comigo um conformado Provador, cuja emoção é consideravelmente menor que a minha mas que compensa em abnegação o que lhe falta em espírito de aventura. É que isto de nunca se saber o que o prato nos reserva não é pêra doce.

As minhas rotinas levam-me ao mercado todas as manhãs de sábado e durante a semana a uma ou outra passagem no Brio, o supermercado biológico de bairro onde faço compras. Numa dessas passagens encontrei alcachofras de Jerusalém, que conhecia sobretudo através das palavras de Nigel Slater e do seu tratado sobre os vegetais, o livro Tender - volume I. A alcachofra de Jerusalém (Helianthus tuberosus) é também conhecida como tupinambor (provavelmente do francês topinambour) e pouco ou nada tem a ver com as alcachofras comuns (à excepção de algumas semelhanças no sabor). O que fazer então com alcachofras de Jerusalém? Sabendo da minha aquisição, a minha amiga Valentina enviou-me uma receita de Diana Henry, uma autora que eu desconhecia e que me cativou de imediato. Uma dupla e agradável descoberta!

Alcachofras de Jerusalém Creme de alcachofras de Jerusalém e avelãs



Creme de alcachofras de Jerusalém e avelãs
Adaptado livremente a partir de uma receita de Diana Henry

Serve 6-8 porções

2 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa) azeite
2 alhos franceses, só a parte branca, fatiados
1 cebola, picada finamente
300g batatas (cerca de 2), em cubos
400g alcachofras de Jerusalém (cerca de 6-7)
850-900ml caldo de vegetais
200ml leite
50g avelãs tostadas, mais extra para servir

Numa panela, derreta a manteiga, junte o azeite e adicione o alho francês e a cebola. Mexa para que os vegetais fiquem cobertos pela gordura. Deite 1-2 colheres de sopa de água, tape e cozinhe em lume brando. Prepare alcachofras de Jerusalém, retirando apenas as partes mais escuras e raspando a pele mais rugosa, e corte em pedaços. Acrescente as batatas e as alcachofras de Jerusalém à panela e cubra com o caldo. Cozinhe até todos os vegetais estarem cozidos (cerca de 15 minutos). Retire do lume, adicione o leite e as avelãs tostadas e deixe arrefecer ligeiramente. Reduza a puré com uma varinha mágica. Sirva com avelãs picadas.

notas: A receita original usa uma totalidade de 700g de alcachofras de Jerusalém, que eu não tinha pelo que substitui uma parte por batata. Para além do leite, Diana Henry sugere a adição de natas no final da confecção que creio não serem necessárias. A textura da sopa é bastante cremosa por si.