8.2.11

Uma salada quente de Inverno para um dia cinzento

Preparando uma salada

Nunca o Inverno pareceu tão interminável. Talvez porque o do ano passado tenha sido mais benevolente ou porque outros, igualmente terríveis, já lá vão e a memória, essa falsa, os tenha arrumado bem fundo no baú das recordações. Hoje o dia acordou cinzento. Acabaram-se os banhos de sol e a luz difusa que faz as melhores fotografias. Já não há calor que nos chegue através da janela. Nada. Finito.

É tempo de recorrer de novo aos consolos do prato.

Ou nas palavras poéticas de Edith Sitwell (em A book of the winter): o Inverno é tempo de conforto, de boa comida e de cordialidade, [é tempo] para o toque de uma mão amiga e uma conversa junto à lareira: é tempo de casa.

Salada quente de inverno

As minhas idas ao mercado são mais esporádicas no tempo frio. Não que as folhas verdes, as couves e os brócolos não me encham de boas energias. Mas há limites para o que se pode fazer com os vegetais de Inverno. Ainda assim, no saco trago um molho de acelgas cheias de cor. Lindas. Cheias de bom augúrio, uma leve promessa de dias luminosos.

E de uma abóbora e de um molho de acelgas se faz uma salada quente.

Salada quente de inverno



Salada quente de abóbora, acelgas e queijo Feta

serve 2-3, como refeição

1/2 abóbora (butternut squash), sem sementes e em pedaços
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) alecrim, picado
1 colher (chá) açúcar

1 molho de acelgas
1 colher (sopa) azeite
1 dente de alho, picadinho

1/4 chávena queijo Feta, em migalhas

para o molho:
50ml azeite virgem extra
2 colheres (sopa) azeite balsâmico
1 colher (chá) mel

2 colheres (sopa) pinhões, tostados

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Prepare a abóbora e coloque-a num tabuleiro, regue com o azeite e disponha o alecrim picado por cima. Tempere com sal e pimenta. Abane o tabuleiro para que o azeite envolva homogeneamente os pedaços de abóbora. Polvilhe como açúcar. Leve ao forno a assar, cerca de 45 minutos ou até a abóbora começar a caramelizar.

Lave as acelgas e pique-as grosseiramente. Aqueça o azeite com o alho picado numa frigideira antiaderente. Junte as acelgas e vá mexendo até os vegetais estarem cozinhados (cerca de 5 minutos). Tempere com sal e pimenta.

Coloque todos os ingredientes do molho num frasco com tampa hermética. Agite até emulsionar.

Misture a abóbora e as acelgas numa saladeira. Adicione o queijo Feta em migalhas e regue com o molho. Polvilhe a salada com os pinhões tostados e sirva de imediato.