25.3.11

Leite creme com canela e a primeira memória culinária

Leite creme

A década de 1970 já ia lançada quando eu nasci. Era uma época de mudanças. Tinha-se acabado de fazer uma revolução e as pessoas tinham na boca palavras como liberdade, democracia e esperança. Fui a primeira filha, a primeira neta, a primeira sobrinha. Cresci na certeza que o mundo era e sempre tinha sido como o conheci. O antes e o depois pertencem a um tempo que não vivi. A minha 'revolução' aconteceu com o nascimento do meu irmão, caminhavam os anos 70 para o seu fim. Tive de dividir afectos, colos e atenção. Fui para o colégio. Um colégio à antiga, dirigido por freiras, onde o tempo tinha parado mas onde havia sempre sorrisos e gargalhadas. Lá aprendi umas coisitas sobre liberdade e democracia. O que na perspectiva de quem tem 3 anos e meio se traduz na escolha dos motivos a desenhar e na prerrogativa de não dormir a sesta. Talvez as freiras cedo tenham percebido a minha natureza "antes quebrar que torcer". Ou talvez o fizessem por simples compaixão. Nunca dormi a sesta em nenhum dos anos que passei no colégio. Em vez disso, acompanhava-as durante a preparação do lanche da tarde. Fazíamos leite creme, arroz doce ou pudim. Eram receitas contadas em colheradas, sem grandes pesos ou medidas, que os tachos da enorme cozinha viram fazer durante décadas. Mexer a farinha Maizena com o açúcar até não se ver a diferença era a minha tarefa nos dias do leite creme. Mas o que eu queria mesmo era partir os ovos e separar as claras das gemas. E mexer o tacho ao fogão. Isso é que era! Posso? Eu quero muito. Todos os dias a mesma pergunta e a mesma resposta. Hoje não, talvez amanhã. Nova lição sobre a esperança. Lá me conformava com o polvilhar da canela sobre o doce já nas tigelas e na antevisão do dia seguinte.

Nada nesta receita é desconhecido para a minha geração e para tantas outras antes dela. Apesar disso o leite creme é uma sobremesa de outros tempos, com um certo ar retro. Tem uma história que começa há muitos séculos e que marca muitas décadas. É o doce de todas as casas portuguesas. E é também a minha contribuição para o desafio "Conte-me a sua Receita" organizado pelo Cinco Quartos de Laranja numa iniciativa da RTP.

Malmequeres
Leite creme



Leite creme

4 taças

3 gemas
500ml leite gordo
75g açúcar
2 colheres (chá) amido de milho (Maizena)
pitada de sal
casca de limão (4-5cm)
canela moída para polvilhar

Aqueça a maior parte do leite (cerca de 400ml) com o sal e o limão até quase ferver. retire do lume e reserve. Misture o açúcar com o amido de milho e deite um pouco de leite (frio) para diluir. Noutra tigela bata ligeiramente as gemas com um garfo e junte o restante leite. Deite um pouco do leite quente sobre as gemas e verta esta mistura para o tacho assim como a mistura de açúcar e amido de milho. Leve a lume brando por 8-10 minutos, mexendo com uma colher de pau sempre até engrossar. Retire a casca de limão e verta em tigelas rasas e polvilhe com canela.