21.6.11

Estados de Alma e uma salada morna de curgete e queijo halloumi

Salada morna de curgete e halloumi // Halloumi Courgette Salad

É melhor ser alegre que ser triste. Sinto-me capaz de professar o princípio como se fosse uma religião. Repito a frase como um mantra. É melhor ser alegre que ser triste. E no entanto há aqueles momentos em que o mundo se desarranja e parece sem conserto e nada aparenta ter solução. Para no momento seguinte as peças se encaixarem e tudo voltar a rolar. Porque o samba é a tristeza que balança, e a tristeza tem sempre uma esperança. A tristeza tem sempre uma esperança de um dia não ser mais triste, não! É a toada Bossa Nova a tocar em fundo pela casa e a ecoar na alma, essa entidade etérea a que chamamos 'eu'.

São coisas da vida que nos levam a provar (e a gostar) do Alma em boa companhia. É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe. É assim como a luz do coração. Na memória, uma entrada. Legumes assados e um queijo de outras paragens, halloumi de seu nome. Frito. Acompanhado, na minha versão, de batata doce e vinagre balsâmico.

Salada morna de curgete e halloumi // Halloumi Courgette Salad



Salada morna de curgete e queijo halloumi
Adaptado a partir de uma receita de Henrique Sá Pessoa, na carta do restaurante Alma

serve 4

2 curgetes médias, em fatias
2 batatas doce médias, assadas no forno com pele
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) folhinhas de tomilho
1 colher (chá) manjericão seco

1 embalagem de queijo halloumi, em fatias grossas
2 colheres (sopa) azeite

125ml de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) açúcar

rúcula q.b. e azeite virgem extra e flor de sal, para acompanhar

Num grelhador antiaderente, grelhe as fatias de curgete. Vire ao fim de 2-3 minutos. Pincele com azeite, polvilhe com as ervas e tempere generosamente com sal. Reserve e repita até grelhar todas as fatias. Corte a batata doce em fatias e proceda de igual forma, sem pincelar com azeite.

Para a redução de vinagre balsâmico, coloque o vinagre balsâmico e o açúcar num pequeno tacho e deixe reduzir para metade (até obter quase a consistência de um xarope). tenha atenção para não deixar queimar. Caso reduza demais, junte um pouco de água ou azeite, volte a aquecer e mexa até obter a textura pretendida. Reserve.

Frite o queijo no azeite. Vire com uma espátula e repita a operação para o outro lado da fatia, até caramelizar ligeiramente.

Para o empratamento, pincele com um pouco de redução e vá dispondo as fatias de curgete, batata doce e queijo intercaladas. Tempere a rúcula com azeite virgem extra e flor de sal. Distribua a restante redução pelos pratos, em volta dos legumes e do queijo. Sirva de imediato.