17.11.11

Chocolate e Picante: Um desafio de receitas com histórias dentro

Chocolate quente com pimenta d'Espelette

Há amores e gostos assim. Duram uma eternidade ou apenas alguns dias. Aprende-se a gostar com o tempo, gosta-se assim-assim ou adora-se à primeira. E depois há os livros: companheiros de viagem e janelas para o mundo. Também dos sabores. Combinações estranhas e ainda assim destinadas a acontecer. Como um chocolate quente com pimenta e uns livros bonitos por companhia. Com histórias dentro.

É verdade que, como de costume, trago uma receita. Feita de chocolate e picante. E venho com livros debaixo do braço. Também normal por aqui. Comida e literatura. Ou o melhor dos dois mundos. Mas hoje trago sobretudo um desafio. Um desafio de receitas.

chocolate_picante

Chocolate e Picante: Um desafio de receitas com histórias dentro propõe um olhar, uma história e uma receita onde o chocolate ou o picante (ou os dois) sejam tema principal. E como uma receita não é uma lista de ingredientes mas conta uma história, ela deve vir acompanhada de palavras que permitam compreender as emoções associadas à escolha da receita ou o que levou a cozinhar aquele prato ou fazer aquele bolo naquele dia. Pode ser um texto que espelhe acontecimentos reais ou ficcionados. Tem é, obrigatoriamente, que contextualizar a receita apresentada.

A editora Casa das Letras do grupo Leya oferece dois exemplares do livro "Picante" (acabado de lançar) que serão entregues às duas melhores participações onde a receita, a história e a fotografia formem um conjunto "que arda na boca" e que seja "de ler e chorar por mais".

A receita deverá ser publicada nos respectivos blogues até 8 de Dezembro, com fotografia e indicação do evento Chocolate e Picante: Um desafio de receitas com histórias dentro, um link para esta publicação e, opcionalmente, a imagem dos livros Chocolate e Picante que acompanha o desafio (pode ser encontrada aqui em vários tamanhos). Para a participação ficar completa deverá ser enviado um email com o assunto "Chocolate e Picante: Um desafio de receitas com histórias dentro" para gourmetsamadores @ gmail . com (sem os espaços), mencionando o título da receita e o link da publicação.Os interessados em participar que não possuam um blogue podem fazê-lo na página do facebook do gourmets {amadores}.

Chocolate quente com pimenta



Chocolate quente com pimenta d'Espelette
Adaptado livremente a partir de uma receita de "chocolat chaud au piment d'Espelette" de Hélène Darroze

serve 2 (em chávenas pequenas)

100 ml natas
200 ml leite meio-gordo
75 g chocolate preto com 70% cacau (uso Lindt 70%)
1 colher (chá) extracto de baunilha
pimenta d'Espelette (ou pimenta rosa)

Pique o chocolate grosseiramente e coloque-o numa tigela resistente ao calor. Num tacho pequeno, junte as natas e o leite com uma pitada de pimenta (ou mais a gosto). Leve ao lume até ferver. Retire do lume e verta sobre o chocolate picado. Mexa com uma vara de arames até o chocolate derreter. Volte a colocar a mistura no tacho, adicione o extracto de baunilha e leve a lume brando. Vá mexendo com uma colher até engrossar ligeiramente. É importante que a mistura nunca chegue a ferver. Encha as chávenas e polvilhe com pimenta d'Espelette (ou pimenta rosa). Sirva de imediato.