10.11.11

O mar em Novembro, couves de Bruxelas com parmesão e croûtons de alho

Couves de Bruxelas // Brussels Sprouts

Há vegetais para todos os gostos. De todas as cores, formatos e texturas. Os que trazem sorrisos à primeira vista. Os que encerram mistérios. Os que há em todas as casas e que toda a gente come. E depois há vegetais de que ninguém gosta. É uma espécie de um complot divino. Um alinhar dos planetas contra a couve-flor. Uma má vontade com as favas. E claro, no topo, uma aversão visceral às couves de Bruxelas. Não que eu entenda ou subscreva estas prerrogativas. Encanto-me com os vegetais no mercado como quem tem paixonetas por sapatos em frente da montra da loja. Quero. Quero muito. Tenho de ter. Só que no meu caso é um coup de coeur por alcachofras ou ruibarbo. Ou couves de Bruxelas, assim elas apareçam nas bancas do mercado.

Nesta altura do ano apetece comida de tacho, ligar o forno e pratos quentes e reconfortantes. Sobretudo depois de uma caminhada junto ao mar com o vento marítimo a envolver os passos e o sol fugidio a fazer uma breve aparição.

O mar em Novembro
Couves de Bruxelas

O mar em Novembro a partir da Pedra do Sal começa a mostrar a sua força. Mesmo num dia de calma, há um reboliço que traz os surfistas à praia e deixa os voyeurs como eu de sobreaviso. Um misto de admiração e medo em partes iguais. Optamos por caminhar ao longo da costa, espreitando pescadores e outros autóctones. Sinto-me sempre muito pequenina ao olhar esta imensidão de água a perder de vista.

De volta a casa, tiro uma frigideira do armário e dou uso à mão cheia de couves de Bruxelas que aguardam numa tigela sobre a bancada. Hão-de fazer uma entrada para uma refeição vegetariana. Entre narizes mais ou menos torcidos e o reconhecer que afinal é bom, nada sobra. E assim, todos gostam.

Couves de Bruxelas com parmesão // Brussels Sprouts with Parmesan



Couves de Bruxelas com parmesão e croûtons de alho

serve 2, como entrada

200 g couves de Bruxelas frescas (as maiores partidas ao meio)
1 colher (sopa) azeite
1 dente alho pequeno, picadinho
2 fatias pequenas de pão
1 dente alho inteiro
azeite extra, para os croûtons
2 colheres (sopa) parmesão ralado

Coloque o azeite numa frigideira de fundo grosso com o alho e as couves. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar com tampa em lume fraco, durante 5-7 minutos. Torre o pão. Esfregue com o alho e regue com um pouco de azeite. Parta em bocados. Verifique com a ponta de uma faca se as couves estão cozidas e levante o lume para caramelizar ligeiramente (2 minutos). Junte os croûtons e mexa. Retire do lume e acrescente o queijo. Sirva de imediato.

--
outra receita:

Brussels Sprouts
Couves de Bruxelas salteadas