28.2.12

Bolo de laranja e sementes de papoila para um aniversário

Bolo de laranja e sementes de papoila // Orange Poppy Seed Cake

As minhas flores de eleição? Papoilas. Nos campos, a anunciar dias felizes. E festas. Aniversários, sorrisos e bolo. Porque se há festa, há bolo. Se há bolo, abrem-se os sorrisos e há alegria para todos. E se o bolo se pode fazer com papoilas, então perfeito. Como se tudo fizesse sentido e as peças se encaixassem por si num puzzle imaginário. Um aniversário, sorrisos, bolo e papoilas. O mundo nos eixos. Laranjas e papoilas para um aniversário.

São Cinco Quartos de Laranja. Nem mais nem menos. A plenitude e mais uns gomos. O querer ser sempre inteiro. E querer ainda mais um pouco. O segredo dos perseverantes e dos sonhadores. Dos que espreitam a vontade pela fechadura e se fazem à mesa. De faca em punho, em busca da primeira fatia. Para comemorar Seis Anos e Uma Receita com Laranja e muitos pratos, viagens e emoções. Parabéns por mais um ano repleto de histórias e sabores, minha querida Laranjinha!

Bolo de laranja e sementes de papoila // Orange Poppy Seed Cake
Bolo de laranja e sementes de papoila // Orange Poppy Seed Cake

A cronologia deste bolo começa na árvore do quintal dos meus pais. Segue por uma combinação de sabores já testada, a fotografia de um bolo de laranja com rodelas no fundo na Jamie Magazine deste mês e a ideia de um bolo de limão só com claras no The Hummingbird Bakery Cookbook. E assim acontece.

Eu usei uma forma de fundo amovível mas talvez não seja necessário. O bolo desenforma-se facilmente e mantém intactas as rodelas de laranja e o açúcar caramelizado. E a calda confere-lhe uma textura agradável, pelo que não deve ser opcional. As gemas que sobram podem ser usadas para fazer orange curd (ver receita a seguir) que acompanha na perfeição cada fatia.

Papoilas // Poppies



Bolo de laranja e sementes de papoila
Adaptado (ligeiramente) a partir de The Hummingbird Bakery Cookbook

10 porções

3 claras, batidas em castelo*
250 g açúcar amarelo
75 ml azeite virgem extra
175 ml leite
2 colheres (sopa) sementes de papoila
raspa de 1 laranja grande*
2 colheres (chá) fermento em pó
225 g farinha
pitada de sal

1 laranja pequena, às rodelas finas
1 colher (sopa) açúcar demerara

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata o açúcar com o azeite e junte as sementes de papoila. Vá adicionando o leite e batendo. (Se a massa talhar não tem problema, continue a bater). Peneire a farinha com o fermento e o sal e vá acrescentando à massa. bata bem para incorporar todos os ingredientes. Envolva as claras cuidadosamente. Use um spray de óleo para pulverizar a forma e espalhe o açúcar demerara. Disponha as rodelas de laranja no fundo e verta a massa sobre estas devagar. Leve ao forno por 25-30 minutos.


para a calda:
1 laranja grande (sumo e raspa)
2 colheres (sopa) açúcar branco

Coloque o sumo, a raspa e o açúcar num tacho com 100 ml de água e leve ao lume até ferver. Deixe reduzir para metade e regue o bolo ainda na forma, assim que o retire do forno. Desenforme passados 5 minutos, enquanto o bolo ainda está quente.

* use as gemas e o sumo da laranja que sobram do bolo para fazer orange curd e acompanhar com o bolo.

para o orange curd:
125 ml sumo laranja
2 ovos grandes
3 gemas
1 colher (sopa) leite
50 g açúcar branco
75 g manteiga com sal, cortada em pedaços

Bata os ovos com o açúcar e o leite. Acrescente o sumo de laranja e a manteiga. Leve a lume médio num tacho pequeno de fundo grosso, mexendo continuamente até a mistura começar a engrossar. (Não deixe ferver ou os ovos podem talhar) Coloque em frascos e deixe arrefecer. Tape e refrigere. (Faz cerca de 2 frascos pequenos).