13.3.12

Galette de alho francês com avelãs

Galette de alho francês com avelãs // Leek Hazelnut Galette

Tenho uma predilecção por sótãos onde vivem muitas décadas. Armazéns da vida. Daqueles onde se guarda o que já não serve, o que nunca serviu ou aquilo que não cabe em mais nenhum sítio. Em casa dos meus pais há um espaço desses. São 4 divisões esconsas onde há de tudo. Livros e cadernos de muitos anos de escola. Sofás, camas e mesas sem lugar. Estantes com caixas e caixinhas. Bonecos e jogos. Numa dessas divisões descansam os brinquedos de duas gerações. É a preferida dos meus queridos sobrinhos, claro. Uma espécie de lugar mágico onde as estórias andam pelas paredes e o tempo pára. Há outra divisão mais pequena onde vive uma banda de jazz em cerâmica. É lá que se guardam os serviços de jantar que nunca foram usados, as estatuetas que perderam a cabeça, terrinas e panelas sem uso. É carinhosamente apelidada de Gruta do Ali Babá e a minha favorita. Vá-se lá saber porquê.

Foi lá que desencantei um robot de cozinha com a ajuda da minha mãe. Deve ter uns 20 anos e nunca foi utilizado. A massa desta galette, feita com avelãs, serviu para o experimentar e há-de ser feita outras vezes.

Galette de alho francês com avelãs // Leek Hazelnut Galette

As tartes e empadas podem ser feitas com massa pré-preparada mas fazê-la em casa é muito fácil, sobretudo com um robot de cozinha. Demora 2 minutos a fazer e apenas necessita de meia-hora no frio para estar pronta. O rácio é simples: metade do peso da(s) farinha(s) em gordura, ovo(s) e água gelada que baste. Uma pitada de sal e um pouco de açúcar em pó se se tratar de uma versão doce et voilá. A minha tarte de hoje é rústica e eu chamo-lhe, à boa tradição francesa, galette.

Uma galette é uma tarte feita sem um tarteira e em que a massa é meio dobrada por cima do recheio. Este pode ser doce ou salgado mas um ou outro são quase sempre ricos em frutas ou legumes. Neste caso, fez-se de alho francês e avelãs com um eco de mostarda. As opções são múltiplas e a massa extra é o bónus.

Galette de alho francês com avelãs // Leek Hazelnut Galette


Galette de alho francês com avelãs

4-6 porções, como refeição leve

150 g farinha
50 g avelãs, torradas e raladas
100 g manteiga, fria e em cubos
2 colheres (sopa) água gelada
1 ovo, ligeiramente batido

3 alhos franceses médios, fatiados (se forem tenros, use também a parte verde)
1 colher (sopa) azeite
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (sopa) mostarda de Dijon com sementes
2-3 colheres (sopa) vinho branco seco
25 g avelãs, torradas e raladas
2 colheres (sopa) cebolinho picado
2 colheres (sopa) crème fraîche
1 gema batida com um pouco de água, para pincelar

Coloque a farinha com uma boa pitada de sal num robot de cozinha. Ponha a funcionar 2 segundos para "peneirar". Junte as avelãs e misture a manteiga. Pressione o botão até a mistura se parecer com grandes migalhas de pão. Adicione o ovo e 1 ou 2 colheres de sopa de água gelada, ou mais se necessário. Pressione novamente o botão até a massa começar a formar uma bola. Coloque sobre uma superfície enfarinhada e, sem amassar, pressione a massa para esta formar um disco. Cubra com película e refrigere por meia hora.

Aqueça o azeite e a manteiga numa frigideira grande e junte o alho francês. Mexa por 2 minutos ou até o alho francÊs começara a cozinhar. Adicione o vinho branco e deixe o alcool evaporar em lume médio. Junte a mostarda e deixe misturar bem os sabores (2 minutos). Retire do lume, acrescente o cebolinho e as avelãs. Mexa bem para que as ervas e as avelãs fiquem bem distribuidas. Envolva o crème fraîche. Reserve para arrefecer ligeiramente.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare um tabuleiro com uma folha de papel vegetal. Retire a massa do frigorífico e deixe por 2 minutos. Estenda a massa com cuidado sobre uma superfície enfarinhada. Enrole-a no rolo da massa e transfira para o papel vegetal. Disponha o recheio sobre a massa, deixando a toda a volta um rebordo com 5-7 cm. Vá dobrando sobre o recheio o excesso de massa, fazendo pequenas pregas para fechar. Não tem importância se tiver uma espessura diferente. Deve ficar com uma tarte aberta ao meio. Pincele com o ovo e leve ao forno por 25-30 minutos Sirva com uma salada..