15.3.13

Salada de cuscuz e legumes com queijo halloumi grelhado

cuscuz e queijo halloumi

Todos os dias são bons para experimentar uma comida nova. Uma combinação de ingredientes nunca provada ou uma nova técnica, tantas vezes simples e quase óbvia. Porque quando se sabe, quando se conhece, o mundo fica maior. É uma felicidade descobrir sabores diferentes e novas texturas. A emoção da descoberta não tem paralelo. Pode ser um vegetal mais inusitado, um cereal desconhecido ou um queijo de nome esquisito. No prato, a promessa de uma aventura em tempo real e sem sair do sítio. Tantas vezes fácil e ao alcance da mão.

Dias perfeitos.

banca do mercado
Halloumi com cuscuz e legumes

O halloumi é um queijo cipriota feito a partir de leite de cabra e de ovelha e cuja característica mais marcante é não fundir. O que lhe permite ser cozinhado de maneira diferente da maioria dos queijos, por exemplo grelhado ou frito. É um queijo salgado que é frequentemente encontrado em receitas provenientes do Médio Oriente. As combinações possíveis são quase infinitas. Aqui chega acompanhado de legumes cozidos ao vapor e cuscuz.

Para um almoço rápido durante a semana. A piscar o olho à Primavera.



Salada de cuscuz e legumes com queijo halloumi grelhado
Adaptado de uma receita BBC Good Food

serve 2, como refeição ligeira

1 cabeça de brócolos ou romanesco, em floretes
uma mão cheia de ervilhas
150g cuscuz integral
½ colher (chá) cominhos
½ colher (chá) canela
250 ml caldo de legumes
200 g queijo halloumi, em fatias
sumo de ½ limão
azeite, para pincelar o queijo
10 tomates-cereja, cortados ao meio
coentros picados para servir
azeite virgem extra, para servir

Coza os brócolos ao vapor (5-6 minutos). Adicione as ervilhas e deixe cozer 2 minutos. Coloque o cuscuz numa tigela, junte as especiarias e sal e pimenta preta moída na altura e verta o caldo a ferver. Cubra e reserve 2 minutos ou até absorver todo o líquido.

Aqueça um grelhador ou uma frigideira anti-aderente. Pincele as fatias de queijo halloumi com azeite e grelhe 2 minutos de cada lado.

Com um garfo, mexa um cuscuz. Acrescente os legumes cozidos e os tomates. Polvilhe com os coentros picados. Tempere com azeite virgem extra. Sirva com o queijo grelhado em cima.

--
veja também:
Salada morna de curgete e queijo halloumi
Salada de cuscuz com vegetais assados