4.11.13

Salada quente de lentilhas e raiz de aipo com microvegetais

Salada de lentilhas e raiz de aipo

Ter uma horta no parapeito da janela e viver a emoção de acompanhar o crescimento das nossas culturas é fantástico. Os benefícios e as virtudes do gesto simples de plantar umas sementes, ir regando e a cada manhã descobrir um mundo novo que só depende da nossa acção. Não é pela subsistência mas para saciar um desejo de ligação à terra, algo que a maioria de nós perdeu ou nunca possuiu. É também uma forma de reconhecer o real valor de quem todos os dias nos põe na mesa os diferentes vegetais que comemos.

Os meus microvegetais Life in Bag são a companhia perfeita para um alecrim a pensar se há-de ou não florir e um manjericão ainda a despontar.

Raiz de aipo Salada de lentilhas e raiz de aipo (com microvegetais)

Fáceis de manter e de crescimento rápido, os microvegetais estão prontos para o prato em pouco mais de uma dúzia de dias. São bonitos e de sabor concentrado, o que dá vida imediata a saladas, risottos ou tartes.

Para um almoço de semana, lentilhas, raiz de aipo e frutos secos. A ideia (brilhante) para esta combinação é de Yotam Ottolenghi, todas as trocas (nozes por avelãs), adições e esquecimentos são culpa minha. Esta versão, um pouco diferente do original, é uma das saladas deste Outono e os microvegetais fazem o complemento perfeito.

Já pensaram em fazer uma horta de janela?

microgreens // microvegetais Life in a Bag



Salada de lentilhas e raiz de aipo com microvegetais
Adaptado ligeiramente de uma receita de Yotam Ottolenghi, O Novo Vegetariano

serve 2

100 g lentilhas castanhas
350 ml água
1 folha de louro
1 raminho de tomilho
1 dente de alho, com pele e esmagado
1/2 raiz de aipo (cerca de 350 g), descascado e cortado em cubos
30 g nozes, tostadas na frigideira
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (sopa) óleo de noz
1 colher (sopa) vinagre de vinho tinto 8ou um pouco mais, a gosto)
microvegetais de rúcula Life in Bag
flor de sal e pimenta preta moída na altura

Coza as lentilhas, como louro, o tomilho e o alho até estarem al dente (cerca de 10-15 minutos). Noutro tacho, coza também o aipo em água com sal por 6-8 minutos. Escorra e reserve.

Numa saladeira, junte o azeite, o óleo de noz e o vinagre. Descarte o louro, o tomilho e o alho, escorra as lentilhas e (ainda quentes) coloque-as sobre o molho e tempere com flor de sal e pimenta preta moída na altura. Misture bem para que as lentilhas absorvam o líquido. Acrescente o aipo e mexa novamente. Polvilhe com as nozes picadas e os microvegetais.

Sirva morno.