8.1.14

Salada de cevada, batata-doce e couves de Bruxelas

Salada de cevada e couves de Bruxelas

First we eat. Then we do everything else.

O adágio é lei nesta família. Primeiro comemos. Tudo o resto vem a seguir. As palavras, sábias, são de M.F.K. Fisher, essa prosadora do apetite. Comer é a primeira das nossas prioridades, seja de nutrição ou partilha social. De coração e barriga cheios de um Natal em família, dizemos adeus a 2013, recebemos o ano novo com passas, desejos e resoluções. Nada de novo. Velhos pedidos, boas intenções, que o ano se encarregará (ou não) de concretizar.

É tempo de voltar aos dias de todos os dias. Aos almoços coloridos e nutritivos, que energia e muita vontade são requisitos de tardes longas ou manhãs corridas.

gansos Couves de bruxelas

Em caso de dúvida há sempre uma salada quente para um Inverno rigoroso. Um grão cozido, um vegetal, uma raiz e folhas verdes. A fórmula é certeira e utilizada em múltiplas combinações. Hoje são umas couves de Bruxelas a ditar o mote. Combinadas com batata-doce, tomate seco, cevada e folhas de rúcula.

Sem as ervas aromáticas frescas da minha preferência, que neste Inverno não têm resistido, volto-me para os frasquinhos das ervas secas. O sabor é muito diferente assim como a sua utilização. Envoltas em gordura e cozinhadas durante algum tempo no forno trazem sabor às mal-amadas couves de Bruxelas. Gosto de manjerona e alecrim. Adoro tomilho. Doses generosas de sabor ao alcance da mão, numa espécie de alquimia.

Esta é uma salada que serve de refeição, a trazer conforto e alento em cada colherada. Feliz 2014!

Salada de cevada e couves de Bruxelas



Salada de cevada, batata-doce e couves de Bruxelas

serve 2, como refeição

40 g cevada
1 batata-doce média, descascada e em cubos
200 g couves de Bruxelas, arranjadas e cortadas ao meio
2 colheres (sopa) azeite
1 colher (chá) ervas aromáticas secas (usei uma mistura para grelhados da Margão com manjerona, manjericão, sálvia e alecrim)
sal e pimenta preta moída na altura
4 tomates secos, hidratados e cortados ao meio
sumo de limão, para servir
50 g rúcula, para servir

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coza a cevada em água com sal, cerca de 20-25 minutos (ou de acordo com as indicações da embalagem). Coloque as couves de Bruxelas e os cubos de batata-doce num tabuleiro. Tempere com sal. Misture as ervas aromáticas com o azeite numa tigela e regue as couves e a batata-doce. Leve ao forno 15-20 minutos. Abane o tabuleiro a meio do tempo.

Pique o tomate seco grosseiramente. Escorra a cevada e coloque numa saladeira. Junte as couves e a batata assada. Use uma espátula para verter toda a gordura que exista no tabuleiro sobre a salada. Tempere com pimenta preta moída na altura, um pouco de sumo de limão e mexa. Rectifique o tempero se necessário. Sirva com a rúcula por cima e regue com um fio de azeite (opcional).