17.4.14

{Para a mesa de Páscoa} Pão de especiarias, passas e avelãs

Pão de especiarias, passas e avelãs

As mãos que aparecem nestas (e noutras) fotografias, e que são presença frequente por aqui, fazem mais do que segurar pratos e travessas. Hoje estas mãos amassam um pão e escrevem a receita. Na primeira pessoa, O Provador vem partilhar a última das suas paixões: fazer pão. Porque é Páscoa, resta-me desejar-vos a todos uma festa feliz e passar a palavra.

Este é um pão inspirado na tradição dos folares e bolos de Páscoa feitos à base de massas levedadas e enriquecidas com açúcar, ovos e manteiga. Neste caso, os sabores são intensificados com uma mistura de especiarias, passas e avelãs levemente trituradas.

Pão de especiarias, passas e avelãs Pão de especiarias, passas e avelãs

A opção por adicionar frutos secos e especiarias e entrançar a massa faz com que este seja claramente um pão de festa, perfeito para uma celebração de família como a Páscoa. Se se escolher utilizar uma forma para cozer o pão, as suas fatias são muito boas ligeiramente torradas.

Sirva ao pequeno-almoço ou ao lanche, simples, barrado com manteiga ou com compotas de fruta. Acompanhe com chá ou café.

Pão de especiarias, passas e avelãs



Pão de especiarias, passas e avelãs

rende 2 pães

800 g farinha
1 pacote de fermento instantâneo (cerca de 10 g)
125 g açúcar
120 g manteiga (com sal)
250 ml água
4 ovos
1 colher (café) de sal
1 colher (café) açafrão das índias
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de mixed spices (mistura de sementes de coentro, canela, cravinho, gengibre, noz moscada)
100 g passas (de uva ou corinto)
100 g avelãs, grossamente picadas
+
farinha para polvilhar
1 ovo batido para pincelar


1. Misturar a farinha, o fermento, o açúcar, o sal e as especiarias numa tigela grande que permita a adição posterior dos ingredientes líquidos. Colocar o fermento e o sal em lados opostos de modo a não anular o efeito pretendido do primeiro.

2. Adicionar a água, os ovos ligeiramente batidos e a manteiga amolecida à mistura da farinha. Misturar bem até os ingredientes formarem uma massa que se solte da tigela.

3. Numa superfície limpa e polvilhada com um pouco mais de farinha, amassar durante cerca de 10 minutos até obter uma massa elástica que não se pegue às mãos.

4. Formar uma bola e deixar a massa levedar numa tigela, previamente untada com óleo, coberta com película ou um pano limpo, à temperatura ambiente durante 2 horas ou até a massa triplicar de volume.

5. Numa superfície limpa e polvilhada com um pouco mais de farinha, tender a massa usando a palma das mãos e os nós dos dedos e formar um rectângulo com cerca 1-1,5 cm de espessura. Distribuir sobre este as passas e as avelãs. Enrolar a massa sobre esta mistura e deixar levedar novamente por cerca de 1-1,5 hora ou até a massa duplicar de volume.