27.1.15

Pudins de sementes de chia e coco e as compras

Pudim de chia e coco (com mirtilos)

O que vai mudando na nossa alimentação ao longo do tempo é tanto fruto das nossas opções como do contexto em que nos inserimos. Hoje podemos discutir mais informadamente os alimentos que comemos e as suas características e ter mais consciência do que nos passa pelo prato e as implicações dessas escolhas. E contudo, parece cada vez mais difícil fugir dos produtos processados, dos vegetais pouco nutritivos (e caros) ou do pão de qualidade discutível. É também fácil embarcar na promessa milagrosa dos "super alimentos" que passam de desconhecidos a essenciais, com o rótulo de saudável mas que não se podem substituir a uma dieta equilibrada e variada.

Os meus hábitos de consumo e o modo como faço as minhas compras também têm mudado muito. Não abdico da ida semanal ao mercado, porque os vegetais e as frutas são uma parte importante da dieta cá de casa, compro a (pouca) carne no talho e o peixe na peixaria e tento sempre que possível comprar local, sazonal e biológico. São escolhas que compenso com o tempo que não passo no supermercado. Há muito que encomendo livros ou café pela internet e a mudança de hábitos nas compras de mercearia aconteceu naturalmente. Foi assim que fiquei a conhecer A Tua Despensa, o supermercado online que é um projecto português, com os mesmos preços em todo o país, promoções e entrega em qualquer parte do território continental. A rapidez ao fazer a encomenda e a facilidade na recepção das compras liberta, no meu caso, as manhãs de Sábado para as idas ao mercado.

A Tua DespensaPudim de chia e coco (com mirtilos)

A conveniência de comprar aos produtores, de estabelecer uma relação de proximidade com as pessoas que nos vendem os produtos ou criar laços com projectos com os quais nos identificamos é essencial para fazer escolhas mais acertadas, mais saudáveis e que são, supreendentemente, muitas vezes mais económicas. Com A Tua Despensa sinto-me especial porque me enviam sempre uma oferta e o contacto é muito próximo e eficiente. Tenho descoberto produtos mais acessíveis como a farinha de arroz ou novos ingredientes como as sementes de chia a preços correctos.

Estes pudins de chia são a primeira experiência com as famosas sementes, que depois das bagas goji ou da quinoa, se assumem como a última descoberta. As suas capacidades gelificantes deixaram-me curiosa e a utilização nesta receita permite criar uma boa textura, com o sabor do coco a sobressair. Com uma compota de fruta rápida e quase sem açúcar são uma boa opção para pequenos-almoços rápidos e saborosos.

A Tua DespensaPudim de chia e coco (com mirtilos)



Pudins de sementes chia e coco (com compota de mirtilos)

serve 2

125ml água de coco (ou água)
200ml leite (usei 0% lactose)
25 g coco ralado
30 g sementes de chia
1 colher (sopa) mel (ou mais a gosto)

para a compota de mirtilos:*
75 g mirtilos (usei congelados)
1 colher (sopa) açúcar amarelo (ou mais a gosto)
1 colher (sopa) sumo de limão

coco ralado tostado e lascas de coco, para servir

Junte os mirtilos, o açúcar e o sumo de limão numa pequena caçarola. Deixe ferver 2 minutos e reserve.

Misture o coco ralado, as sementes de chia, o mel (aqueça ligeiramente se não estiver liquido), o leite e a água de coco. Tape e deixe à temperatura ambiente 15 minutos. Volte a mexer e distribua por duas tigelas, intercalando com um pouco da compota e terminando com uma colherada desta. Refrigere pelo menos 2 horas (ou de um dia para o outro).

Para servir, adicione coco ralado tostado e lascas de coco.

* pode substituir a compota rápida por uma colher de sopa de compota sem adição de açúcar de compra (eu gosta da St. Dalfour).