10.4.15

Espargos grelhados, salmão fumado e ovo escalfado

Espargos, salmão fumado e ovo

Das águas de Abril, dos dias instáveis e das horas em que o céu escurece e desaba sobre as nossas cabeças, não quero saber. São caprichos de uma estação a despontar, indecisa e insegura. Esqueço os seus acessos repentinos de mau feitio, empaturro-me de horas de luz e tardes maiores, encanto-me com as flores do campo e sempre que as temperaturas deixam tiro o casaco. Coisas simples, alegrias do quotidiano a que dou cada vez mais valor.

A felicidade é ver as bancas do mercado a mudar as cores, cheias de velhos conhecidos, novos ingredientes e muitas flores. Esta semana são os espargos a chamar por mim. Ao lado do ruibarbo fazem um par estranho em que as formas e as cores não parecem deste mundo. Tantas saudades de um e do outro!

Espargos, salmão fumado e ovo Espargos, salmão fumado e ovo

Com o fim-de-semana à porta e a previsão de mais dias às caretas, a melhor forma de aproveitar os momentos de chuva é preparar um brunch rápido, colorido e muito saboroso. A inspiração da receita é do senhor Jamie Oliver, a preguiça é toda minha, que alterei todos os passos mais complicados. O resultado é ainda assim delicioso. Se tiverem interesse e um tempinho livre, leiam a proposta de Jamie Oliver para incluir a alimentação no currículo escolar e contribuir para a literacia alimentar.

Bom fim-de-semana!

Até 19 de Abril acontece em Lisboa, no Pátio da Galé, o Peixe em Lisboa. Terça, dia 14, às 15h estarei por lá à conversa com os autores do Fabrico Próprio, Nuno Carvalho da Padaria Portuguesa e Ana Faustino do Choupana Caffe a falar de pastelaria semi-industrial.

Espargos, salmão fumado e ovo



Espargos grelhados, salmão fumado e ovo escalfado
Adaptado ligeiramente de uma receita de Jamie Oliver, Jamie's Great Britain

serve 2

8-10 espargos frescos, dependendo do tamanho
2 fatias de salmão fumado (cerca de 120 g)
2 ovos grandes
1 colher (chá) vinagre vinho branco
1 colher (sopa) manteiga
1 colher (chá) cebolinho picado
1 colher (chá) sumo de limão
1 pitada de malagueta em pó
sal e pimenta preta moída na altura

Aqueça água numa panela e coloque um prato resistente ao calor sobre esta com a manteiga. Quando estiver derretida retire e reserve. Escalde os espargos 2 minutos e escorra. Aqueça um grelhador e grelhe os espargos, 2-3 minutos de cada lado. Coloque-os no prato com manteiga, tempere com sal e pimenta preta moída na altura, acrescente o limão e o cebiolinho.

Escalfe os ovos num tacho de água a que juntou o vinagre (2 minutos ou até a clara cozer). Retire com uma escumadeira, coloque sobre papel absorvente e tempere com a pitada de malagueta e sal.

Disponha o salmão nos pratos, divida os espargos e com cuidado coloque o ovo por cima. Regue com a manteiga que tiver ficado no prato. Sirva de imediato com pão torrado.