14.11.16

Foodfriends e um encontro à mesa

Foodfriends, KOB by Olivier

As pessoas que gostam de comer são sempre as melhores pessoas. A frase é de Julia Child e não podia ser mais certeira. Ou não fosse uma refeição o melhor dos pretextos para encontrar amigos, pôr a conversa em dia e conhecer novos lugares. Ainda em clima de festa e no âmbito da Web Summit fui conhecer a foodfriends, uma aplicação que promete ligar pessoas à volta da mesa.

O encontro é no KOB - Knowledge of Beef e, entre 4 ou 5 nacionalidades diferentes e outras tantas línguas, vale-nos o inglês e um interesse em comum. Falamos sem parar sobre a importância que a comida tem nas nossas vidas e como essa partilha nos une. Só paramos quando chegam um pimentos padrón e uns ovos com espargos e farinheira que captam a nossa atenção e nos ocupam a boca. Não por muito tempo, que a conversa é boa e queremos todos partilhar experiências enquanto não chega o prato principal.

Foodfriends, KOB by Olivier Foodfriends, KOB by Olivier Foodfriends, KOB by Olivier



O K.O.B. (iniciais para Knowledge of Beef) by Olivier é um restaurante para quem gosta de carne e quer explorar diferentes proveniências e maturações, comparando sabores e texturas. Não é de estranhar que aqui a carne seja tratada de forma impecável. Toda a refeição é construída em torno dessa ideia e cada componente parece integrar perfeitamente o prato, deixando inúmeras possibilidades de escolha ao comensal. Numa mesa grande o melhor é provar um pouco de cada para comparar e perceber as diferenças. Um desafio à altura dos bons acompanhamentos sugeridos, puré de batata trufado, espargos, salada de tomate e queijo em bonitos tachos de cobre, que vão mudando de mãos. Pela segunda vez na noite há silêncio na mesa.

Sem espaço no estômago para a sobremesa retomamos a conversa à boleia de mais um copo de vinho. Acabámos a noite a fazer um balanço de como a foodfriends reuniu à volta da mesa um grupo de estranhos a quem nunca faltou assunto. Privilégio de ter um bom guia e a comida como anfitriã. No K.O.B. ficámos em casa e despedimo-nos com um até já.

Foodfriends, KOB by Olivier Foodfriends, KOB by Olivier

--

K.O.B by Oliver
Rua do Salitre, 169
1250-199 Lisboa