25.5.17

Quiche de brócolos e beterraba (com salada de cenoura e avelãs)

Quiche de brócolos e beterraba (com salada de cenoura e avelãs)

O que comer por estes dias? Abro o frigorífico, consulto as minhas notas mentais e recebo sugestões do comensal mais esfomeado cá de casa. Tivesse o universo feito de mim uma cozinheira organizada e nunca acabaria a sopa. Valha-me que tenho quem nunca se esquece das compras e assim temos sempre salada e queijo, fruta e café. E eu podia viver só de sopas e saladas, pão e queijo e o ocasional pedaço de mau caminho.

Esta é comida para gente sem tempo. Sobretudo quando já se vê o Verão ao longe e se sente na pele o sol mais intenso. Faz-se uma tarte que há-de salvar um par de jantares durante a semana e ajudar a restaurar a sanidade mental de mais um mês de Maio, que tem sido tudo (e mais) que prometeu.

Quiche de brócolos e beterraba (com salada de cenoura e avelãs)

Da salada de hoje, que os franceses conhecem de cor e faz parte da minha infância, faço acompanhamento para a última das minhas obsessões. Tartes e quiches, galettes e outras que tal, com ou sem massa, de recheio variado. Ainda entre estações com os últimos brócolos a receberem as sempre alegres beterrabas, para uma combinação temperada com queijo da ilha. Sem grande dificuldade, rale-se a cenoura e regue-se com sumo de limão. A adição das avelãs ganha em textura e traz sabor. É a minha nova salada favorita e adivinha-se visita frequente nas próximas semanas.

são servidos?

Quiche de brócolos e beterraba (com salada de cenoura e avelãs) Quiche de brócolos e beterraba (com salada de cenoura e avelãs)



Quiche de brócolos e beterraba

rende 6 fatias

para a massa:
50 g farinha de espelta integral
100 g farinha de trigo
1 gema grande
45 g manteiga sem sal
1 pitada de sal
1-2 colheres (sopa) água gelada
1/2 colher (chá) tomilho-limão (só as folhas)

para o recheio:
1 beterraba cozida, em cubos
150 g brócolos (só os florões), cozidos ao vapor
2 colheres (chá) azeite
3 ovos
150 ml leite
50 g queijo da ilha, ralado
folhas de manjericão fresco, para servir

Prepare a massa colocando as farinhas, o sal e o tomilho-limão num processador com a manteiga (bem fria) em cubos. Processe até obter migalhas grandes. Junte a gema e uma colher de água gelada. Processe novamente até começar a agregar. Se necessário acrescente um pouco mais de água. Verta a massa para uma superfície enfarinhada e forme um cilíndro. Cubra com película e leve ao frigorífico 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa tigela, misture os ovos, o leite e metade do queijo. Tempere com sal e pimenta preta, moída na altura.

Retire a massa do frio. Prepare uma tarteira de 22-24 cm, forre o fundo com papel vegetal. Estenda a massa e coloque-a na tarteira. Pique com um garfo. Espalhe os brócolos e a beterraba, alternadamente. Verta a mistura de ovos e leite. Polvilhe com o restante queijo ralado e leve ao forno 25-30 minutos até estar dourada e a massa bem cozida.

Sirva morna com a salada.

++

Salada de cenoura ralada e avelãs

serve 2, como acompanhamento

1 cenoura grande, ralada
2 colheres (sopa) avelãs, picadas grosseiramente
1 colher (sopa) sumo de limão

flor de sal e azeite virgem extra

Misture a cenoura com o sumo de limão. Tempere com flor de sal e polvilhe com as avelãs picadas. Coloque um fio de azeite sobre a salada.

Sirva de imediato a acompanhar uma fatia de tarte.