Páginas
▼
5.2.13
{livros favoritos 2012} Gratinado de couve-flor e avelãs
Há quem compre um livro pela capa. E há quem compre um livro sem capa. Ou melhor, sem sobrecapa. Das fotografias e da tipografia colorida, nada resta. É um livro azul com o título na lombada, de ar sisudo e com cara de poucos amigos. Que se enche de cor e desenhos, fotografias e letras assim que é folheado. Não saio da livraria sem ele. Uma decisão acertada. É um dos meus livros favoritos de 2012.
A história de uma pequena cozinha em Paris e a vontade de reinventar a cozinha francesa é o leitmotiv de Rachel Khoo para este livro. Entre Londres e Paris, a autora desenha uma história de vida em volta dos alimentos. É um testemunho da realidade parisiense pelos olhos de quem se muda do outro lado do canal. Alegre e colorido, é um livro (mais) na cidade das luzes. Que é, para mim, parte substancial do seu encanto.
Os clássicos de qualquer cozinha são um assunto sério. Numa quase blasfémia, repensar a cozinha francesa é serviço para corajosos. Sem desvirtuar, Rachel Khoo consegue o improvável: cozinhar clássicos franceses numa cozinha de meia dúzia de metros quadrados. Os senhores da técnica só podem aplaudir. A abordagem é bem disposta. Os pratos são testemunhos de uma cultura pouco atreita a mudanças, trazidos para o dia-a-dia do comum dos mortais.
Hoje faço um gratinado de couve-flor com avelãs. Na tradição dos pratos de forno envoltos em molho béchamel e queijo, esta é uma versão leve do muito francês sauce Mornay. Pode ser acompanhamento para carne ou uma entrada vegetariana. A graça e uma parte do sabor vem do queijo e das avelãs. Na agenda, fica a vontade de experimentar com outros vegetais como Rachel sugere. Voilá!
Gratinado de couve-flor e avelãs
Adaptado de uma receita de Rachel Khoo, The Little Paris Kitchen
serve 4, como entrada
1 couve-flor (cerca de 1 Kg)
50 g avelãs, picadas grosseiramente
2-3 tostas integrais, esfareladas
para o molho:
2 colheres (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) farinha
500 ml leite meio-gordo, morno
1 folha de louro
1 dente de alho, descascado
pitada de noz-moscada e pimenta preta
150 g queijo Comté + extra para polvilhar
Coza ao vapor os florões da couve-flor (cerca de 12-15 minutos). Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Faça o molho numa caçarola de fundo grosso. Derreta a manteiga, junte a farinha e bata com uma colher de pau até obter uma pasta. Retire do lume, deixe arrefecer ligeiramente e junte o leite, mexendo sempre com uma vara de arames. Adicione a folha de louro e o alho e volte a colocar ao lume. Mexa por cerca de 10 minutos até obter um molho grosso. Tempere com sal, noz moscada e pimenta. Retire o louro e o alho. Reserve.
Disponha a couve-flor num prato de forno. Misture o queijo no molho e deite sobre a couve-flo. Polvilhe com as avelãs, as tostas e o queijo extra. Leve ao forno 20 minutos + 5 minutos a gratinar.
--
outros gratinados:
Sopa de cebola gratinada
Gratinado de tomate e espinafres
Gratinado de couve e queijo